Com o objetivo de contar um pouco sobre a história do Parque Estadual Campos do Jordão,  a criação de suas trilhas, acontecimentos esportivos, manejo florestal, as curiosidades e a criação do Instituto de Pesca, acontece no mês de julho, dias 16, 22, 23, 29 e 30, o evento “Contadores de História”. Para apresentar aos visitantes essas histórias, o parque reunirá antigos funcionários, a responsável pelo Instituto de Pesca Iara Aiko Tabata e os parentes dos primeiros proprietários da antiga Fazenda da Guarda, que foi desapropriada para criar o parque.

O evento acontece em dois horários por dia: das 11h às 12h e das 14h às 15h. Para participar, o visitante deve comparecer ao Centro de Visitantes do parque, com 10 minutos de antecedência. A programação é gratuita.

Sobre o parque

O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

SERVIÇO

Parque Estadual Campos do Jordão

Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n° – Campos do Jordão/SP

Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 16h, permanência até às 17h. Exceto as quartas-feiras.

Entrada: R$9, estudantes pagam meia entrada com comprovação, crianças menores de 12 anos e adultos maiores de 60 anos não pagam.

Telefone: (12) 3663-3762

Email:  pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br

Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-campos-do-jordao/