Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Núcleo Itarirú do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) recebeu alunos da rede municipal de ensino de Pedro de Toledo na sua sede, durante todo o mês de junho. Ao todo, foram recebidas 566 crianças, que obtiveram informações ambientais por meio de palestras e atividades educativas, como o plantio simbólico de 138 mudas nativas nas dependências da própria sede do parque e interação com animais.

O projeto – denominado “Conhecendo o Parque” –  tem como principais objetivos, levar para o maior número de alunos da rede de ensino municipal de Pedro de Toledo, o trabalho do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itarirú e a Mata Atlântica, além de sensibilizá-los  quanto aos problemas ambientais contemporâneos.

Para o contato com os animais, as crianças conheceram os jabutis que estavam provisoriamente no núcleo e aprenderam um pouco sobre seus hábitos alimentares e seu habitat, entre outras curiosidades, inclusive a diferença entre jabuti, cágado e tartaruga. E para saber um pouco sobre a flora, os estudantes visitaram o viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica do PESM- Núcleo Itarirú. Lá os alunos conheciam sobre a produção de mudas, as técnicas de semeaduras, preparo da terra e etapas do plantio.

Preparando para o futuro

Para o gestor da Unidade de Conservação, Joaquim do Marco Neto, o evento contribui para a conscientização ambiental desta nova geração. “De forma natural e interativa, os estudantes tiveram a percepção de como está a situação ambiental atual e a importância de proteger a natureza. Eles também aprenderam sobre o plantio de forma correta, os cuidados com a planta e um pouco das características de cada espécie e os animais que se beneficiam da árvore quando adulta, tanto para refúgio quanto para alimentação. Esse tipo de conhecimento leva ao envolvimento com a natureza e por consequência, a admiração e o cuidado com ela.”

Parceria

O evento é uma iniciativa do PESM – Itariru, em parceria com a Prefeitura de Pedro de Toledo, por meio dos departamentos de Educação e de Meio Ambiente

Sobre o Parque

O Núcleo Itariru do PESM apresenta uma vegetação exuberante e protege as únicas manchas de florestas de várzea de todo o parque. Bromélias e orquídeas à sombra de jatobás, ipês e palmeiras compõem um cenário de rara beleza da Floresta Atlântica, com rios cristalinos e cachoeiras imponentes. Seus vales e montanhas guardam um refúgio de espécies raras e ameaçadas como gavião-pombo, mono-carvoeiro, anta, jaguatirica e onça pintada.

O Parque também protege importantes sítios arqueológicos. Na região, sobrevivem comunidades que ainda preservam costumes tradicionais, como roças de mandioca, a produção de farinha e o artesanato de cipó e palha. Concentra sua gestão em atividades de educação ambiental nas escolas locais, além das ações de fiscalização e interação socioambiental com as comunidades em sua área de influência. Parcerias com prefeituras e outras instituições locais têm permitido ao Parque obter melhores condições para sua conservação.

O Núcleo tem um projeto de Educação Ambiental que atua no interior da Unidade de Conservação, recebendo muitos estudantes das escolas regionais, que participam de palestras em comemoração as datas ecológicas. Possui quarenta pesquisas cadastradas já concluídas.

O parque está aberto à visitação diariamente, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. O endereço é: Estrada do Caracol , nº410 – bairro Caracol/ Pedro de Toledo. Para mais informações, ligue (13) 3419 2792 / (13) 3419 2631, escreva para pesm.itariru@fflorestal.sp.gov.br ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-itariru/