Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Parque Estadual Campos do Jordão realizou, nesta quinta-feira,6, uma palestra voltada aos 200 funcionários da Refinaria Henrique Lage (REPAV), em São José dos Campos, SP. O conteúdo da palestra foi uma apresentação sobre a metodologia, objetivos e resultados do Plano de Manejo dessa unidade de conservação (UC) e também do Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão. A palestra foi ministrada pelo gestor das referidas UCs, Mauro Castex, que possui mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento de atividades de uso público e de gestão de áreas naturais conservadas.
Sobre o parque
O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.
As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na àrea de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.
Serviço
O PECJ está aberto à visitação diariamente das 9h às 16h, exceto às quartas-feiras, para manutenção. Porém, em feriados e nos meses de janeiro, junho e julho a unidade fica aberta neste dia da semana também. O parque está situado na Av. Pedro Paulo , s/n°. Para mais informações, ligue: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804, escreva: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-campos-do-jordao/ .