Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, serão realizadas diversas atividades durante toda a semana primeira semana de junho em diversas unidades de conservação (UCs) administradas pela Fundação Florestal, como parques estaduais, áreas de proteção ambiental e reservas estaduais.
As comemorações servem para despertar o público sobre a importância da conservação ambiental. A programação inclui recreações infantis, palestras, trilhas monitoradas, distribuição de brindes e outras atrações.
Além de proteger o bioma paulista, as unidades de conservação do estado oferecem estrutura de lazer ao visitante, como piqueniques, quiosques, museus, lanchonetes, trilhas de diversas modalidades e entre outros.
Confira abaixo a programação de 22 Unidades de Conservação da Fundação Florestal durante da Semana do Meio Ambiente. Para conhecer a programação completa, acesse: www.ambiente.sp.gov.br/programacao
1) Área de Proteção Ambiental Ibitinga (APA Ibitinga)
Soltura de alevinos no Rio Jacará-Guaçú – O evento acontece no dia 4 de junho, às 14h, e contará com a participação de estudantes de10 a 11 anos, de escolas municipais da cidade de Ibitinga, São Paulo. A atividade é gratuita e acontece na Balsa Municipal. A programação conta com o apoio da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros
Lançamento de um Guia de Aves e do Livro APA Ibitinga – Para o dia 6 de junho, está programado o lançamento do “Guia de Aves da APA Ibitinga” e do Livro” APA Ibitinga: Pantanal Paulista – Patrimônio Sócio Ambiental do Interior do Estado de São Paulo”. O lançamento conta com o apoio da Faculdade Municipal de Ibitinga (FAIBI). A programação é gratuita, começa às 11h, aberto ao público.
Os livros e os guias serão disponibilizados gratuitamente ao público presente na forma digital e impressa. Uma palestra com o autor das publicações e gestor da APA Ibitinga Amilcar Marcel, também será realizada durante o evento. As atividades acontecem na Prefeitura Municipal de Ibitinga, na Rua Miguel Landim, 333 – Centro.
Serviço
Não há limites de vagas para o evento. Para mais informações entre em contato com a APA Ibitinga pelo telefone (14) 3814-1144.
2) Área de Proteção Ambiental Rio Batalha (APA Rio Batalha)
Organizado pela Polícia Militar de Bauru, com o apoio da Fundação Florestal, o evento em comemoração ao dia do Meio Ambiente acontece no dia 6 de junho e conta com palestras, apresentações de vídeos, recreações infantis, entre outros. A APA Rio Batalha participa da programação oferecendo ao público informações da UC, por meio de um estande que irá distribuir folhetos sobre a APA Rio Batalha. As atividades ocorrem no Jardim Botânico Municipal de Bauru, programação gratuita.
Serviço
Não há limites de vagas para o evento. Para mais informações, entre em contato com a APA Rio Batalha através do telefone (14) 3814-1144.
3) Área de Proteção Ambiental Tietê (APA Tietê)
No dia 5 de junho, a APA Tietê realiza dinâmicas educativas com alunos da Escola Municipal Mario Covas, de Jumirim. As atividades começam às 9h, com a visita dos estudantes ao Viveiro Municipal. Das 9h30 às 12h, os alunos realizam um plantio de mudas na APA Tietê, fazem uma roda de conversa sobre conservação do meio ambiente e em seguida, realizam uma caminhada monitorada pela UC. Gratuito
Serviço
O convite foi realizado diretamente escola, a programação não é aberta ao público. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 2997-5006.
4) Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida (APA Ilha Comprida)
A programação será realizada entre os dias 6 e 7 de junho, com participação de alunos e moradores da região. No dia 6, às 14h, a APA Ilha Comprida transmite aos alunos da Escola Estadual do Ensino Médio Judite Sant’ana, um vídeo sobre “Pesca Sustentável e Lixo do Mar”. Em seguida, os estudantes assistem a uma palestra sobre APA Marinha Litoral Sul e APA Ilha Comprida.
No Dia 7, das 8h às 17h, a APA Ilha Comprida promove uma distribuição de mudas e informações sobre as APAs. O evento será realizado no Boqueirão Norte Ilha Comprida. Gratuito.
Serviço
A atividade do dia 7 de junho é aberta ao público. Para saber mais informações entre em contato com a APA pelo telefone (13) 3841-1287.
5) Parque Estadual Cantareira (PEC)
Entre os dias 4 e 9 de junho, o PEC montou uma programação especial para o público e para alunos da rede estadual de ensino da região. As atividades são divididas entre três dos quatro núcleos do parque: Cabuçu, Pedra Grande e Engordador. Cada núcleo terá uma programação específica.
Cabuçu – O evento traz os alunos da Escola Estadual (EE) Maria Helena Faria Lima e Cunha para participar de dinâmicas e gincanas lúdicas dentro do parque. Serão 80 vagas divididas pelos períodos da manhã, das 8h30 às 12h, e da tarde, das 13h30 às 17h, entre os dias 4 e 7 de junho. Nos dias 8 e 9 de junho, o núcleo realiza caminhadas monitoradas com o público visitante, das 10h às 14h. Gratuito
Pedra Grande – No dia 5 de junho, o Núcleo Pedra Grande dividiu sua programação com os alunos da EE Lourenço Zanelatti, no período da manhã e EE Silvio Xavier Antunes, no período da tarde. As atividades contam com visita ao viveiro, caminhada monitorada nas trilhas, atividades recreativas, entre outros. Nos dias 8 e 9 de junho, o núcleo realiza caminhadas monitoradas com o público visitante, das 10h às 14h. Gratuito.
Engordador – De 5 a 14 de junho, o Núcleo Engordador, em parceria com a Agência Taruga realiza a Tenda dos Sentidos, com grupos escolares da região. Também será realizada a Exposição Canta Mata, que reúne fotos, vídeos e sons dos animais da região. Nos dias 8 e 9 de junho, as atividades são abertas ao público visitante, das 8h às 17h.
Serviço
As atividades nos núcleos Cabuçu, Pedra Grande e Engordador nos dias 8 e 9 de junho não possuem limite de vagas e não precisam de agendamento prévio.
Para mais informações, entre em contato com os núcleos pelos telefones (11) 2401-6217 (Cabuçu), (11) 2203-3266 (Pedra Grande) e (11) 2995-3254 (Engordador).
Endereço do Núcleo Cabuçu: Av. Pedro de Souza, 7943 – Guarulhos/SP.
Endereço do Núcleo Pedra Grande: Rua do Horto, 1799 – São Paulo/SP
Endereço do Núcleo Engordador: A. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 – São Paulo/SP
6) Parque Estadual Jaraguá (PEJ)
Entre os dias 3 e 8 de junho, o PEJ desenvolve atividades para o público sobre a Semana do Meio Ambiente. O evento conta com recreações infantis, trilha monitorada, palestra e apresentação teatral. A programação é realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental do Parque Estadual Jaraguá (NEAPEJ) e conta com o apoio do OSCIP Passatempo Educativo.
As atividades dos dias3 a7 de junho não tem mais vagas, a programação nesses dias serão: Exposição e palestra sobre tráfico de animais e incêndios na floresta, exposição sobre drenagem do solo e água, palestra sobre a história do parque, roda de conversa de temas que envolvam meio ambiente, exposição de materiais reciclados e trilhas monitoradas.
Dia 8, no auditório do PEJ, acontece uma apresentação teatral do Projeto Machadiano, na qual serão representados contos do autor Machado de Assis. A apresentação acontece às 14h, é aberta ao público e conta com o apoio da empresa Voith.
Serviço
Para a atividade no dia 8 de junho, não há limite de vagas e não é preciso de agendamento prévio. Para mais informações entre em contato com o parque pelo telefone (11) 3941-2162. Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luisa/SP
7) Parque Estadual Jurupará (PEJu)
1ª Semana Socioambiental de Ibiúna – A semana será dividida em três atividades e conta com o apoio da Prefeitura do Município de Ibiúna. A primeira, que ocorre na Câmara Municipal de Ibiúna, é a apresentação do Plano de Manejo do Parque Estadual Jurupará. O evento ocorre das 14h às 17h. Gratuito.
Outra atividade é a apresentação do Painel do Parque Estadual Jurupará, com diversas fotos do PEJu. A exposição será entre os dias 5 e 7 de junho e pode ser apreciada das 8h às 17h, no Centro Olímpico Municipal de Ibiúna, que fica na Rua Cipriano de Freitas, s/n°. Gratuito.
A última atividade programada é a 14ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual Jurupará. O evento será no dia 6 de junho, acontece das 9h30 às 12h30 e ocorre no Centro Olímpico Municipal de Ibiúna. Gratuito.
Serviço
A programação não possui limites de vagas e não precisa de agendamento prévio. Para mais informações, entre em contato com o parque pelo telefone (15) 3494-5595.
Endereço: Estrada Cachoeira da França, Km 13,5 – Ibiúna/SP
8) Parque Estadual Furnas do Bom Jesus (PEFBJ)
Concurso cultural Interno PEFBJ – O evento ocorre entre os dias 3 e 7 de junho, das 8h30 às 16h30, e terá a participação das escolas da região que estiverem em visita ao parque entre esses dias. Os alunos serão convidados a fazer uma redação, frase, poema ou desenho que ilustre a Semana Comemorativa do Meio Ambiente. As produções dos alunos serão julgadas pelos professores e os melhores trabalhos receberão um brinde do parque. Gratuito.
Serviço
Serão 40 vagas por dia, o convite para os alunos foi realizado direto nas escolas. Para mais informações e inscrição do evento, entre em contato com o parque pelo telefone (16) 3171-1118. Endereço: Av. Orestes Quércia, km 0,7 – Pedregulho/SP.
9) Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD)
Exposição Semana do Meio Ambiente – No mês de maio, alunos da rede pública de ensino elaboraram redações e desenhos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. O resultado desse trabalho se tornou uma exposição que tem início no dia 5, nas salas de exposição do PEMD. No mesmo dia, serão realizadas sessões de Ecocine, com filmes de temática ambiental. O evento acontece entre os dias 5 e 7.
No dia 7, além da exposição, será realizada uma campanha de limpeza das margens da rodovia e distribuição de mudas aos participantes. Neste mesmo dia, os desenhos dos estudantes serão avaliados por uma comissão técnica e o encerramento do evento será marcado pelas premiações dos trabalhos produzidos pelos alunos.
A programação conta com o apoio da Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, o Instituto de Pesquisa Ecológicas e o Centro Paula Souza de Teodoro Sampaio.
Serviço
As atividades são gratuitas, sem limites de vagas e sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações, entre em contato com o parque através do telefone (18) 3841-3419. Endereço: Morro do Diabo – Rodovia SPV 28 – Km 11 – Teodoro Sampaio/SP
10) Parque Estadual Porto Ferreira (PEPF)
A programação será dividida em três atividades e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira. A primeira ocorre entre os dias 4 e 7 de junho, com as escolas já agendadas pelo Projeto “Lugares de Aprender” e “Parque Escola”. As atividades envolvem palestras, caminhadas monitoradas na Trilha das Árvores Gigantes e visita à sala de exposição do Centro de Visitante.
Nos dia 6 de junho, acontece a Reunião do Projeto FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na qual serão entregues convites aos proprietários de rurais da Zona de Amortecimento e do Conselho Consultivo do Parque, para participar do FEHIDRO.
E no dia 9 de junho, haverá uma caminhada pelo parque. A concentração será no Centro de Visitante do PEPF, às 9h30 e término da atividade às 12h30. Agendamento disponível entre os dias 3 e 7 de junho, por telefone ou pessoalmente no parque. Não há limite de vagas.
Serviço
As atividades são gratuitas. Para participar, ou para mais informações, entre em contato com o parque pelo telefone (19) 3581-2319 ou pessoalmente. Endereço: Rodovia SP 215. Km89 – Porto Ferreira/SP
11) Parque Estadual Vassununga (PEV)
Entre os dias 4 e 9 de junho das 8h às 17h, o PEV promove uma exposição sobre a biodiversidade do parque. O evento contará com a participação dos alunos da rede municipal e estadual de ensino das escolas próximas ao parque. A exposição será das 8h às 17h, no Centro de Visitante do PEV. Gratuito.
Serviço
Grupo com mais de 10 pessoas precisa agendar a visita pelo telefone. Para mais informações, entre em contato com o Parque pelo telefone (19) 3582-1807 das 7h às 16h. Endereço: Rodovia Anhanguera SP 330, Km 245 pista Norte – Santa Rita do Passa Quatro/SP
12) Reserva Estadual Águas da Prata (RE Águas da Prata)
Caminhada pela Fonte da Vida – Entre os dias 3 e 8 de junho, serão realizadas visitas às nascentes da Fonte Vilela, São Miguel, Fonte da Juventude e Fonte Águas Claras. No período da tarde, os grupos assistirão a um filme sobre a água. O objetivo é promover uma reflexão sobre este importante recurso natural.
A programação nesta unidade de conservação será divida por dois grupos de faixa etária. Nos dias 3, 4, 6 e 7 de junho, as atividades serão voltadas para alunos das escolas municipais da cidade de Águas da Prata, São Paulo. No dia 5 de junho, será a vez do público da terceira idade. As atividades começam às 9h, com uma pausa às 11h para almoço e retorno às 13h, encerrando-se às 15h. Gratuito.
O evento conta com a o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente, Turismo e Promoção Social.
Serviço
Serão 50 vagas por dia, o convite para os alunos foi realizado direto nas escolas. Para mais informações e inscrição do evento, entre em contato com a prefeitura pelo telefone (19) 3642-2021.
13) PESM – Núcleo Picinguaba
Situado em Ubatuba, este Núcleo está realizando diversas atividades, que incluem palestras, trilhas, exposições fotográficas e outros. A programação faz parte do Festival da Mata Atlântica, que é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal, em parceria com diversas instituições ambientalistas. O evento acontece até 8 de junho, em atividades espalhadas por toda a cidade. Confira a programação completa no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br
Exposição Fotográfica “Olhar mais Verde” – Acontece no Casarão do Porto (Fundart), até o dia 8 de junho. As fotos retratam a trajetória histórica da Unidade de Conservação (UC), demonstrando a sua importância na preservação da Mata Atlântica do Estado de São Paulo e com foco no Município de Ubatuba. O evento é aberto ao público e conta com a presença de representantes do PESM – Núcleo Picinguaba,prestando informações sobre a UC aos visitantes.
Exposição “Fotos Premiadas do Avistar”
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba recebe, até 9 de junho, uma exposição de fotos premiadas no Concurso Avistar Brasil. Ao todo, são dez painéis e 15 fotos, apresentando a riqueza da nossa avifauna. O objetivo é valorizar a Mata Atlântica por meio da beleza das aves, enfatizando a necessidade de proteção dos recursos naturais e preservação de seus habitats. O evento – que é resultado de uma parceria entre o PESM – Núcleo Picinguaba e Ubatubabirds – é gratuito e aberto ao público, de segunda a domingo, das 9h às 17h.
Palestras – No dia 29, às 19h, acontece uma palestra sobre “O papel do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba para a Conservação da Mata Atlântica no município de Ubatuba”, no auditório da Fundart. Gratuito e aberto ao público.
No dia 4, às 19h, também no Auditório da Fundart, acontece uma palestra aberta ao público sobre “Os benefícios gerados pelos recursos naturais protegidos da Mata Atlântica”.
No dia 06, às 19h, será realizada uma palestra voltada para profissionais, técnicos e estudantes da área de meio ambiente. O tema é “O Geoprocessamento como ferramenta para o Monitoramento, Gestão do Território e do Patrimônio Natural no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba”.
Atividades no parque – Além das palestras e exposições, o PESM – Núcleo Picinguaba estará com as portas abertas para receber os estudantes das escolas municipais: Mário Covas e Maria Alice, com diversas atividades em meio aos ecossistemas da Mata Atlântica, voltadas para estudantes. Entre as atividades, destacam-se: dinâmicas, Trilha Sensorial, Trilha da Rendeira e Trilha Fluvial. O objetivo é educar, sensibilizar e conscientizar sobre a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Serviço
O Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR – 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br , ou pelo telefone (12) 9707-2426.
Para mais informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/ .
14) PESM – Núcleo Caraguatatuba
Trilha dos Tropeiros – Durante os dias 5, 6 e 7, grupos de escolas municipais e estaduais poderão realizar, de forma gratuita, a Trilha dos Tropeiros, que tem como atrativos, além do conteúdo ambiental, a parte histórica do tempo dos escravos. A Trilha Noturna é outra opção, que traz uma perspectiva diferente sobre a vida na Mata Atlântica e os hábitos noturnos da fauna local.
Nos dias 8 e 9, a mesma programação estará disponível para o público de modo geral. O período de inscrições termina no dia 7 de Junho e elas podem ser feitas pelos telefones (12) 3882-3166 ou (12) 3882-5999 ou pelo e-mail nucleocaragua@hotmail.com.br. As vagas são limitadas.
08/06, às 20h – Trilha Noturna: A ideia do atrativo é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente na Unidade de Conservação. São quase duas horas de trilha de nível fácil, onde os visitantes podem conhecer e acompanhar os hábitos noturnos dos animais, principalmente dos pássaros. Durante a caminhada também serão contadas lendas locais aos visitantes.
Exposição Aves da Mata Atlântica – De 2 a 16 de junho, o Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Caraguatatuba realiza a exposição de Pinturas Naturalistas “Aves da Mata Atlântica”, da artista Priscila Fernandez. A abertura da Exposição, que acontece no dia 2 de junho, será marcada pela realização de uma caminhada pela Trilha do Poção, no Circuito de Observação de Aves, para tentar visualizar ao vivo e a cores, as espécies retratadas nas pinturas da artista. O evento tem início às 8h30.
Serviço
O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal , 1.200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ ou entre em contato pelo telefone (12)3882-5999 ou 38823166, ou pelo e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br.
15) PESM – Núcleo São Sebastião
Exposição fotográfica “Paisagens e Seres Vivos da Nossa Fauna e Flora” – Os moradores e turistas de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, poderão conhecer um pouco mais sobre o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião e sua beleza cênica através da exposição fotográfica, “Paisagens e Seres Vivos da Nossa Fauna e Flora”. O início da exposição acontece no dia 22 de maio (Dia da Biodiversidade) e pode ser apreciada gratuitamente, até o dia 1º de junho, no Centro de Informações Turísticas de São Sebastião, localizado na Rua da Praia – Centro.
Distribuição de mudas em Boiçucanga – Como parte das comemorações relativas à Semana do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a equipe do PESM – Núcleo São Sebastião fará uma distribuição de kits contendo mudas de árvores nativas, como pau-viola; canela sassafrás; jatobá, ipê-amarelo, ingá, capixingui e angico, além de adubo e materiais informativos sobre esta Unidade de Conservação. A atividade acontece a partir das 9h na Avenida Walkir Vergani, próximo à Praça Pôr do Sol, no Bairro Boiçucanga. Esta ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Viveiro Serra do Mar
Serviço
A visitação está aberta ao público diariamente, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/
16) Parque Estadual Ilhabela (PEIb)
Palestras sobre a UC – O Parque Estadual Ilhabela realiza, em sua sede administrativa, nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, palestras voltadas para estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de ensino. No evento, os alunos receberão informações sobre o Parque Estadual de Ilhabela e esclarecimento sobre o que são Unidades de Conservação (UCs), quais UCs existem no Litoral Norte do Estado de São Paulo, seus objetivos e de que forma os alunos podem atuar de forma positiva na UC. Esta atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e não é aberta ao público.
Trilhas guiadas – Nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 de junho, serão realizadas visitações guiadas nas trilhas trilhas do Bonete, Baepi, Cachoeira do Veloso, Pancada d´Água, Água Branca e Friagem. O evento é voltado para a comunidade local e turistas. As vagas são limitadas.
Trilha Noturna da Água Branca – O objetivo desta atividade é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente no parque e também observar os hábitos dos animais noturnos e a ampliação das percepções, como a audição. Este evento acontece no dia 29 de junho, às 19h, e é voltado para comunidade local e turistas. O ponto de encontro é a Guarita da Estrada dos Castelhanos. As vagas são limitadas.
Serviço:
Para todas as trilhas, é necessário realizar inscrições. Para informações sobre cada trilha e inscrições, escreva para o email peilhabela@fflorestal.sp.gov.br (em assunto escrever: INSCRIÇÃO TRILHA GUIADA + nome da trilha) ou pelo telefone (12) 3896-2585 (falar com Edmilson ou Roberta), munidos do número de RG. O Período de inscrições para as trilhas diurnas é até o dia 7 de junho para a Trilha Noturna, as inscrições vão até o dia 27 de junho. A sede do PEIb fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, bairro Vila Velha.
17) Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA)
O PEIA também está participando do Festival da Mata Atlântica de Ubatuba, promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com diversas instituições ambientalistas. O evento acontece de 27 de maio a 8 de junho, em atividades espalhadas por toda a cidade. Confira a programação completa no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br .
Limpeza de Praias – No dia 5, acontece também uma atividade de limpeza nas Praias do Presídio e das Palmas, que ficam no Parque Estadual Ilha Anchieta. A atividade visa retirar dessas praias, os resíduos trazidos pelas correntes marítimas. O evento contará com a presença de alunos da Escola Maria Alice Alves Pereira, do Bairro Marafunda, que poderão também visitar e conhecer o patrimônio histórico e natural do Parque. O evento conta com a parceria do Corpo de Bombeiros
Para este dia, o PEIA disponibilizará aos participantes, transporte até o local, com saída do Píer Saco da Ribeira às 8h e retorno ao continente às 16h. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo telefone: (12) 3842-2811, falar com a Natália. Para participar, é preciso levar bebida e alimentação.
Dia dos Oceanos – E para celebrar o Dia dos Oceanos, no dia 7 de junho, o PEIA participa também de uma atividade de limpeza de praia, na Baía e Cais do Itaguá. Quem quiser contribuir com a ação, pode comparecer. A concentração acontecerá às 8h30, na Praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba. Os parceiros nesta ação são: , Fundação Florestal, Área de Proteção Marinha do Litoral Norte (APAMLN) Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Associação Socioambientalista Somos Ubatuba, Instituto Argonauta e Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
Serviço:
Para agendar os roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3842-2811 e falar com Natália, das 8h às 16h ou escrever para pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação visite o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/
18) Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte
Além da participação na Limpeza de Praia no dia 7 de junho, na Baía e Cais do Itaguá, no “Dia dos Oceanos”, 8 de Junho , a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte realiza uma palestra sobre o Lixo no Mar. O evento é aberto ao público e acontece às 15h, no Aquário de Ubatuba. O evento é aberto ao público.
Quem quiser contribuir com a ação de Limpeza de praias, é só comparecer. A concentração acontecerá às 8h30, na Praça da Baleia, ao lado do Aquário de Ubatuba. No “Dia dos Oceanos”, 08 de Junho , a Área de Proteção Marinha do Litoral Norte realiza uma palestra sobre o Lixo no Mar. O evento é aberto ao público e acontece às 15h, no Aquário de Ubatuba.
19) PESM – Núcleo Santa Virgínia
10º Passeio Ciclístico e 6ª Caminhada Ecológica – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) realiza, entre 1º e 2 de junho, respectivamente, a sua 10ª edição do Passeio Ciclístico e a 6ª Caminhada Ecológica. As duas atividades têm início no Bairro Catuçaba e seguem até a sede do parque, com percurso de aproximadamente 20km para a caminhada e 35km para o passeio ciclístico, pela antiga Rodovia Oswaldo Cruz, passando por belos cenários de Mata Atlântica.
As inscrições já terminaram, mas os interessados podem participar, comparecendo ao local, levando lanche e água. Para mais informações, ligue para a sede administrativa do Parque, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone é (12) 3671-9266.
O evento é uma realização da Fundação Florestal, por meio Núcleo Santa Virgínia do PESM, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luis do Paraitinga e o apoio de diversos representantes do comércio local.
Serviço
O PESM – Núcleo Santa Virgínia é aberto à visitação de terça-feira a domingo das 8h às 17h. Sua sede está situada na Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78, no alto da serra de São Luiz do Paraitinga.
20) PESM – Núcleo Cunha
Com o objetivo de ajudar a desenvolver a consciência ecológica dos estudantes, o Núcleo Cunha, do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizará, no início de junho, a Semana do Meio Ambiente.
Incentivando a Reciclagem – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve um programa para coleta de lixo reciclável, com a instalação de Postos de Entregas Voluntárias de Materiais Recicláveis (PEV). Para contribuir e reforçar este programa, no dia 3 de junho, o PESM – Cunha, realizará uma apresentação de teatro de fantoches, na Creche Margarida Pacetti, onde será instalado um novo
Lugares de aprender – Nos dias, 3, 4 e 5, em paralelo à programação da Semana do Meio Ambiente, o parque receberá alunos do ensino fundamental e médio, de cidades do Vale do Paraíba, por meio do programa “Lugares de Aprender”, que acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Florestal e Fundação para Desenvolvimento da Educação-FDE).
Trilha do Rio Paraibuna – E para conhecer um pouco da fauna e flora típicas de Mata Atlântica, os estudantes farão a Trilha do Rio Paraibuna, que possui 1.700 metros de extensão, passando por cachoeiras, árvores centenárias e diversos outros atrativos em meio à mata preservada.
Cuidados com a água – No dia 4, funcionários e monitores da Unidade de Conservação, junto com professores e alunos da escola Benedito Aguiar Santana, realizarão uma visita ao Rio das Pedras, em sua nascente e na área em que o mesmo corta a cidade. O objetivo é fazer uma comparação desses dois trechos do Rio, puro na nascente e poluído na cidade. A partir desta visita, provocar a reflexão, demonstrar a importância das áreas protegidas e discutir sobre os cuidados com a água.
Parceria de sucesso – No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, acontecerá o Dia Ambiental na Escola E.M.E.F Prof. Benedito Aguiar Santana. A programação contará com palestras, gincana ecológica e plantio de árvores na Avenida Daher Pedro, que fica próxima à escola. Haverá também, exposição fotográfica, que demonstrará os resultados da parceria que o parque tem com a escola há vários anos. A exposição mostrará árvores que foram plantadas ao longo do tempo e pássaros atraídos pelos comedouros implantados na escola.
Encerramento da Semana – No dia 7, o Núcleo Cunha do PESM e Prefeitura, realizam o encerramento da Semana do Meio Ambiente, na Escola E.M.E.F.Prof Benedito Aguiar Santana, às 17h, com um balanço das atividades da semana, que será apresentado aos professores, diretores e funcionários das escolas participantes.
Feriado de Corpus Christi – Durante o feriado de Corpus Christi, o PESM – Núcleo Cunha estará aberto à visitação pública das 8h às 17h, com uma programação especial. Além da Exposição “Pinheiro Brasileiro” acontecerão apresentações audiovisuais sobre a Unidade de Conservação e diversas trilhas de visitação pública das 8h às 16h. Entre elas, a Trilha do Rio Paraibuna de baixo nível de dificuldade, autoguiada, sem necessidade de agendamento. Já a Trilha do Rio Bonito possui 7,6 km, alto nível de dificuldade, 4h30min de duração e necessidade de monitoramento pelos guias do Parque. A Trilha das Cachoeiras tem nível médio e 14,4 km podendo fazer metade do percurso de carro. O tempo aproximado é de 6 horas a pé e 4 horas com metade do percurso sendo feita de carro. Trilha monitorada pelos guias do Parque.
Serviço
O PESM – Cunha está aberto à visitação todos os dias, das 8h às 17h. O endereço é: Estrada do Paraibuna, km 20, Bairro Sertão do Paraibuna / Cunha – SP. Para maiores informações ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818, ou escreva para o e-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br . O Escritório urbano do parque fica na Praça São Paulo 101, Cunha, com horário das 7:30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para saber mais, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-cunha/
21) Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)
De 4 a 6 de junho, o PETAR realiza uma programação especial, que inclui Visita ao Núcleo Santana, incursão à Caverna Santana, Plantio de Mudas de Juçara (Euterpe Edulis ) e Palestra sobre Educação Ambiental. A programação é voltada para escolas municipais de Apiaí e Iporanga, Vale do Ribeira e São Paulo.
As atividades contam com o apoio das prefeituras municipais de Apiaí e Iporanga, por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, além da Agência Parque Aventuras de Iporanga, Agência Ecocave de Iporanga; Associação dos Monitores Ambientais e Culturais de Iporanga e Região e Fundação Bradesco (Escola de Ensino Básico de Registro- SP).
22) Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD)
Exposição na Praça e distribuição de mudas – Com o objetivo de promover o maior conhecimento da população do município de Eldorado sobre as Unidades de Conservação da região e a importância delas para a qualidade de vida, será realizada, de 3 a 7 de junho, uma exposição na Praça Nossa Senhora da Guia, com distribuição de mudas nativas produzidas no viveiro do PECD, divulgação do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e exibição de filmes ambientais.
Visitação da comunidade – O PECD recebe, de 4 a 6 junho, cerca de 50 munícipes de Eldorado a cada dia, para realizar a visita monitorada ao Centro de Visitantes, Trilha do Araçá e Caverna do Diabo. As inscrições devem ser feitas no stand exposto na Praça Nossa Senhora da Guia e no Centro de Visitantes, que fica na rodovia SP 165 km 111, entrando pelo bairro André Lopes.
O evento é uma realização da Fundação Florestal, em parceria com a Associação de Monitores Ambientais de Eldorado/Amamel; Polícia Militar Ambiental, Programa Meninos Ecológicos/ Elektro e Fundação Itesp.
O PEDC funciona de terça-feira a domingo das 8h às 17h. para mais informações, ligue: (13) 3871-1242 (Sede) ou (13) 3871-1208 (Núcleo), ou escreva para pe.cavernadiabo@fflorestal.sp.gov.br