No último dia 18 de março, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Botucatu, com o apoio da Prefeitura de Torre de Pedra (SP), município cujo território faz parte da Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Os membros do Conselho Gestor puderam visitar pontos notáveis da região tais como os Morros Testemunhos, a Torre de Pedra e a Cuesta basáltica, atributos naturais de grande importância ambiental e grande beleza cênica que levaram à criação da APA Estadual em 1983.

Com foco nesse patrimônio natural, a prefeitura do município tem trabalhado na capacitação de seu corpo técnico para estruturar de forma adequada e sustentável o turismo local. O encontro contou ainda com palestra ministrada pelos engenheiros agrônomos Willian Belisário Filho e Flavio Churey (da Prefeitura de Bofete-SP e da CATI, respectivamente), sobre certificação socioambiental e ações bem-sucedidas na APA Botucatu.

O conteúdo da apresentação abordou experiências muito significativas de melhoria da qualidade de vida de agricultores que fornecem alimentos orgânicos para merenda escolar em vários municípios da APA, como exemplos a serem difundidos e replicados na região.