Entre a floresta e o mar, um ecossistema diferente está acessível aos visitantes da Praia da Fazenda, na região norte de Ubatuba. Muitos nem imaginam que a vegetação esconde uma grande riqueza de vida e biodiversidade. Considerado berçário do mar, o manguezal é um ambiente exótico, diferente do intenso azul de nossas praias. Águas escuras, vegetação com raízes à mostra, solo preto e cheio de texturas, grandes caranguejos azuis ou vermelhos, garças e andorinhas pescando aqui e ali. Este é o cenário admirado por aqueles que se aventuram na Trilha Fluvial, pelo manguezal do Rio Fazenda, nascido a 850 metros do nível do mar.

Depois de uma breve caminhada pela mata, um barco dá acesso ao manguezal e à vegetação de restinga. Por ser uma trilha de nível fácil, este roteiro é um dos preferidos dos visitantes do parque, atraindo grupos de estudantes, professores e famílias, entre outros interessados.

Ao longo da trilha fluvial, um monitor ambiental rema sobre as águas do mangue, explicando a importância deste ecossistema e as espécies encontradas ali. Peixes como paraty, carapeva, caratinga, robalo e tainha desovam e se criam neste ambiente calmo e rico em matéria orgânica. Com sorte, é possível avistar mamíferos, como lontras, capivaras e cachorros do mato. Entre as aves encontradas ali, garças azuis e brancas, socós, saracuras, jaçanãs, maçaricos, biguás e ninhos de guaxos-pretos.

O estudante Roger Diniz, de 13 anos,  trouxe a família para o passeio, depois de ter conhecido o PESM – Núcleo Picinguaba com um grupo da escola. “A biologia é uma paixão para mim, sempre adorei passeios como este e já fiz vários, mas o Mangue da Fazenda é um dos mais preservados e bonitos que eu já vi. Tive contato com o mangue vermelho e branco, espécies de plantas que eu ainda não tinha visto em outros lugares. A cada passeio, aumenta mais o meu interesse pela natureza e pela sua preservação. Penso que muita coisa bonita que eu vejo hoje pode não existir mais no futuro.”

Serviço

Para fazer a Trilha Fluvial é necessário agendar previamente. O agendamento pode ser feito por e-mail (agendamento.picinguaba@gmail.com) ou pelo telefone (12) 9707-2426. O preço do passeio é de R$ 75,00 e a embarcação comporta até 10 pessoas. Este valor é revertido para a manutenção das unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR – 101, km 08. Para mais informações,  acesse o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/ .

Fotos: Divulgação FF