Em outubro, o Parque Estadual da Cantareira promoverá uma série de atividades recreativas voltadas à temática ambiental para o público de 4 a 14 anos, em comemoração ao mês das crianças. As escolas da região terão visitas agendadas com programação especial para este mês.

No dia 12, os núcleos Pedra Grande, Cabuçu e Engordador abrem a programação para os visitantes. Quem passar pelo Parque Estadual da Cantareira neste dia, poderá participar de atividades como pintura facial, desenho, exposição, exibição de vídeos e diversas brincadeiras, como a Gincana Ambiental.

A iniciativa faz parte do Projeto Brincando no Parque, que tem por objetivo envolver o maior número possível de crianças em atividades desenvolvidas para integrar a criança com a natureza e promover a educação e a conscientização ambiental de maneira participativa. Neste ano, a programação contará com o apoio da GCM – Ambiental, Polícia Militar Ambiental e CDR – Pedreira.

Para mais informações, entre em contato com o Parque Estadual da Cantareira, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do endereço eletrônico pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.brpec.cabucu@fflorestal.sp.gov.brpec.engordador@fflorestal.sp.gov.br.

Dia das Crianças no Parque Estadual da Cantareira
Data: 12/10/2012
Horário: das 8h às 15h
Local: Parque Estadual da Cantareira ·         Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1977 – 11 2203-3266 – São Paulo ·         Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – 11 2401-6217 – Guarulhos ·         Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes (altura do nº 19100) – 11 2995-3254 – São Paulo Ingressos: R$ 6 (crianças até 8 anos, adultos com mais de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam) / estudantes pagam meia entrada. Estacionamento (Núcleos Águas Claras, Engordador e Cabuçu) Carros: R$ 6; Motos: R$ 3; Vans/ microônibus: R$ 10

Sobre o Parque Estadual da Cantareira

Cantareira foi o nome dado à Serra pelos tropeiros, que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos Séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região.

Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, chamados cântaros, e as prateleiras onde eram guardados chamavam-se Cantareira. Possui uma área de 7.916,52 hectares, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Sua maior porção está localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente de Mata Atlântica, sendo classificado como uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo e declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

Foi criado através do decreto nº 41.626/63, grande parte da região era constituída por fazendas principalmente de café, cuja desapropriação teve papel importante no inicio do abastecimento de água do Estado de São Paulo.

Núcleo Pedra Grande

Foi o primeiro núcleo aberto ao público em 1989, oferece a oportunidade ao visitante de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando apenas a 10 km da Praça da Sé em linha reta.

Núcleo Engordador

Neste local existia, no final do século XVII E XVIII, uma fazenda onde era realizada a “engorda” do gado que vinha do interior para ser comercializado na capital paulista. É por tal motivo, depois da desapropriação e implantação desta área o núcleo recebeu o nome Engordador.

Núcleo Águas Claras

Aberto ao público em 2000, através de uma parceria entre o Instituto Florestal e a Congregação das Associações da Serra da Cantareira (CASC), seu nome deriva de uma microbacia em que está inserido, formada pelo Ribeirão Águas Claras

Núcleo Cabuçu

O nome do Núcleo se originou de uma árvore muito encontrada na região, a Miconia cabussu “Cabuçu”. São árvores de grande porte que podem atingir até 12 metros de altura, com folhas grandes e flores brancas. Foi aberto a visitação pública em 2008.
Existem algumas hipóteses para a origem do nome CABUÇU, porém utilizamos a que se refere a Miconia cabussu (Cabuçu), uma espécie arbórea nativa muito encontrada nesta região.

Sobre a Região

É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto tornou-se importante na história de abastecimento de água na cidade de São Paulo. Vale lembrar que o Parque constitui uma parte da Serra da Cantareira e não toda ela.

Parque Estadual da Cantareira

Dias de funcionamento: sábado, domingo e feriados / Horário: das 8h às 17h

Endereço: Rua do Horto, n°1.799 – Horto Florestal CEP 02377-000 / Tel: 2203-0115