O Parque Estadual Serra do Mar é uma das 92 Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal. Sua importância se deve ao fato de ser um dos maiores contínuos de Mata Atlântica ainda existente no território brasileiro. Por meio do Núcleo Itutinga Pilões, o Parque Estadual Serra do Mar e a Fundação Florestal estarão presentes no evento “Semana da Mata Atlântica”, promovido pela Secretaria da Educação da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, em homenagem à data que comemora e reverencia o bioma Mata Atlântica.
Praia Grande é um dos municípios abrangidos pelo Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. A equipe de educação ambiental e ecoturismo do núcleo estará presente com o objetivo de divulgar os trabalhos que são desenvolvidos com a visitação pública e, principalmente promover o conhecimento e a importância da comemoração destinada à conscientização sobre o bioma. A equipe da Fundação Florestal estará apta também para informar sobre as belezas naturais, riquezas da flora, fauna, recursos hídricos e o patrimônio histórico encontrados nessa área.
O evento acontece no período de 23 a 27 de maio, no Palácio das Artes situado na Avenida Presidente Costa e Silva, do município. Na oportunidade haverá o lançamento do livro “Viajando nos caminhos da Mata Atlântica”. O programa é bastante diversificado e traz desde uma exposição alusiva ao bioma, palestras, como a que já no primeiro dia do evento trata dos “Serviços Ambientais da Mata Atlântica” a ser proferida pelo engenheiro florestal Luis Alberto Bucci, pesquisador do Instituto Florestal e presidente da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Haverá apresentação dos índios da “Nação Guarani” de Praia Grande; oficinas temáticas (xilogravura, papel reciclado, arte com plantas e sementes); jogos ecológicos com a equipe de professores da Coordenadoria de Educação Ambiental da Praia Grande.
Outras palestras que merecem atenção dos interessados tratam de temas como: “A energia das Plantas da Mata Atlântica”, a ser proferida por Paulo de Tarso, ervanário credenciado pelo Conselho Brasileiro de Fitoterapia e adepto da ótica holística dos Doutores Deepak Chopra e Felipe Aureolo;
“As borboletas e sua importância para a manutenção da Mata Atlântica”, a ser proferida pelo professor Ronaldo Francini, especialista em borboletas da Unisantos;
Orquídeas e abelhas presentes no bioma também merecem palestras: “Como cultivar suas orquídeas”, apresentação do senhor Moriharu Higa, orquidófilo de Praia Grande. E, “A importância das abelhas na polinização das plantas da Mata Atlântica” pelo senhor José Gomes dos Santos, apicultor registrado na Associação Paulista dos Apicultores.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3473 8952 e (13) 3496.5357, ou pelo e-mail: seduc34@praiagrande.sp.gov.br