Após reunião realizada no último dia 19 de abril, para habilitação de entidades representativas da sociedade civil para participação do Conselho Gestor da APA Várzea do Rio Tietê para o biênio 2012/2014, foram escolhidas 18 entidades com atuação na área abrangida pela área de proteção ambiental. A reunião foi realizada na Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tiete FABHAT, Sito a Rua Boa Vista nº 84, São Paulo – SP. A reunião foi organizada pela Fundação Florestal com a presença da Comissão de Eleição do Conselho Gestor da APA Várzea do Rio Tietê, conforme Ata.

Ao final do processo de análise das entidades cadastradas, todas foram habilitadas 18 entidades, conforme descrito abaixo:

1. ALMA – Associação Aliança Libertária Meio Ambiente

2. CDPEMA – Comissão de Defesa e Preservação da Espécie e do Meio Ambiente

3. AVEPEMA – Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente

4. AEAMC – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes

5. INSTITUTO ALANA

6. ACAleO – Ação Cultural Afro Leste Organizada

7. Sociedade Amigos da Vila Mara

8. AEAG – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarulhos

9. EACH/USP – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

10. Instituto Terra Viva

11. APCMA – Associação Paulista de Consultores em meio Ambiente

12. CIESP – Centro das Indústrias de São Paulo/ Regional de Guarulhos

13. FFLCH – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

14. APETRES – Associação Paulista das Empresas de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos

15. ICATI – Instituto Ambiental e Cultural do Alto Tietê

16. SIA – Sociedade Alphaville Tamboré

17. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

18. SRMC – Sindicato Rural de Mogi das Cruzes

Sendo assim, em atendimento do disposto no artigo 3° da Portaria FF n° 24/2012, foram habilitados os seguintes seguimentos da sociedade civil: (i) Entidades Ambientalistas Locais e Regionais, (ii) Institutos e/ou Universidades; (iii) Entidade profissional de classe;(iv) Entidade Cultural e de lazer;(v) Entidade de moradores; (vi) Associação de pequenos agricultores e/ou sindicatos de trabalhadores rurais; (vii) Entidades do setor industrial, conforme quadro resumo.

IMPORTANTE: Para as entidades não habilitadas, o prazo de recurso será de 23 a 25 e a divulgação do resultado no dia 26 de abril de 2012.