No último dia 04 de abril, no auditório do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de Piraju, foi realizada a eleição dos representantes das prefeituras que compõem a Área de Proteção Ambiental – perímetro Tejupá e dos representantes de entidades da sociedade civil organizada que atuam em seu território, que concorreram a 5 e 8 vagas, respectivamente, no Conselho Gestor da APA para a gestão do biênio 2012-2014.

Após a eleição, os representantes dos municípios e da sociedade civil, bem como os representantes do poder público estadual indicados pelas secretarias do Estado, tomaram posse em cerimônia em que estiveram presentes o prefeito de Piraju, Sr. Francisco Rodrigues, o Diretor do DAEE Eng. David Yayub, a Sra. Claudette Marta Hahn, Gerente de Proteção e Recuperação Florestal da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Sra. Elisa Maria do Amaral, gestora da APA Tejupá, além de outros convidados.

A APA Corumbataí – Botucatu – Tejupá foi criada pelo Decreto Estadual nº. 20.960,

de 8 de junho de 1983, visando a proteção das Cuestas Basálticas, Morros Testemunhos das formações geomorfológicas locais, Aqüífero Guarani e o patrimônio arqueológico, alem da vegetação natural, representada pela Mata Atlântica e o Cerrado e sua fauna associada.

O Perímetro Tejupá possui uma área de158.258,70 hae engloba parte do território dos municípios de Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Itaporanga, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá e Timburi, todos pertencentes a UGRHI 14, e atuantes no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema.

O Conselho recém empossado fará a segunda gestão da APA durante o período de abril de2012 aabril de 2014, cujo objetivo maior a ser buscado é o Plano de Manejo da APA, instrumento este que será a base para o planejamento e gestão dessa Unidade de Conservação, estabelecendo diretrizes e normas de uso e ocupação do solo, bem como o fomento de atividades de desenvolvimento sustentável, o reconhecimento e valorização da diversidade socioambiental e cultural da população residente e a proteção dos atributos específicos que motivaram a criação da APA.

O atual Conselho Gestor está assim composto:

Setor Estado: Fundação Florestal (presidente do Conselho), Instituto Florestal (suplente); Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos (DAEE) (titular e suplente); Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (titular e suplente).

Setor Município: Barão de Antonina (titular e suplente); Coronel Macedo (titular), Piraju (suplente); Fartura (titular e suplente); Taquarituba (titular) Tejupá (suplente); Timburí (titular e suplente).

Setor Sociedade Civil: Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – ABRAGE (titular e suplente); CIESP Sorocaba (titular e Suplente); Organização Ambiental Teyquê-Pê-OAT (titular e Suplente); Associação para a Preservação da Bacia do Rio Itararé – APRESERVITA (titular e suplente); Sindicato Rural de Piraju (Titular e Suplente); Sindicato Rural de Fartura (titular e suplente); Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Taquarituba – AREATTA (titular e suplente) e Organização Pirajuense de Educação e Cultura – OPEC (titular e suplente).

Contato APA Tejupá:

Elisa Maria do Amaral – gestora da APA Tejupá e Presidente do Conselho Gestor

Fundação Florestal – Unidade Regional de Botucatu – (14) 3814 1144/3814 4083.