Na visita que fez a São José do Rio Pardo, no último final de semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou a liberação de R$ 4 milhões destinados aos trabalhos de recuperação da Floresta Estadual Edmundo Navarro Filho, em Rio Claro. Disse que os investimentos não se esgotam por aí, ao informar que no plano plurianual serão investimentos da ordem de R$ 14 milhões para aquela importante unidade de conservação que, entre seus atributos, conta o fato de ser tombada como patrimônio histórico um reconhecimento à sua importância para a história da silvicultura no País.

João Gabriel Bruno, diretor executivo da Fundação Florestal presente à visita do governador na inauguração da ETEC de São José do Rio Pardo confirmou que os trabalhos destinados à recuperação e desenvolvimento da FEENA estão em processo acelerado. O planejamento da recuperação e restauração das edificações históricas, bem como, a recuperação ambiental da floresta com plantios de espécies nativas estão nessa agenda.

A notícia da liberação dos recursos é comemorada pelo diretor executivo da Fundação Florestal. O trabalho começa agora com a liberação e destinação desses recursos para as obras e serviços considerados prioritários: recuperação dos imóveis tombados, restauração e melhoria geral do museu do eucalipto, um patrimônio legado pelo introdutor do eucalipto no Brasil, o engenheiro florestal Edmundo Navarro de Andrade, que é merecidamente homenageado ao ter seu nome associado à Floresta Estadual de Rio Claro.

Porém, lembra João Gabriel os investimentos também podem ser incrementados a partir de parcerias interessadas em desenvolver trabalhos na FEENA. Ele lembra a edição do Decreto Estadual n° 57.401, de 06 de outubro de 2011 que permite à Fundação Florestal estabelecer parcerias para incrementar os serviços nas Unidades de Conservação.

No contexto de todo esse trabalho, João Gabriel diz que trabalha também no firme propósito de fazer uma reavaliação ampla do convênio de gestão compartilhada que a Fundação Florestal mantém com a Prefeitura de Rio Claro. O objetivo é melhorar o escopo do convênio com a definição mais específica para a atuação do poder municipal e também rever a contrapartida da contribuição do poder municipal naquele que é reconhecidamente o maior atrativo natural e histórico da cidade.

Investir no desassoreamento do lago existente no interior da FEENA, fazer gestões junto aos órgãos responsáveis pelo controle da poluição hídrica que compromete recursos hídricos que cortam a floresta, visando a eliminação dessa irregularidade ambiental no interior da unidade de conservação, são outras ações lembradas pelo diretor executivo da Fundação Florestal. A notificação “em mora” das empresas usuárias da torre com antenas de telefonia e radiodifusão instalada no interior da unidade de conservação é outra providência já adotada pela administração da Fundação Florestal. Faz parte ainda do pacote de medidas a regularização do uso do espaço do “Clube de Cavaleiros”. Outra medida trata do inventário da madeira caída na UC, visando a sua futura venda em leilão público. João Gabriel enfatiza que todos os recursos obtidos investidos imediatamente na própria unidade.

Por último João Gabriel lembra que o trabalho está sendo realizado em firme sintonia com o Ministério Público Estadual e sua Promotoria de Urbanismo e Habitação que realiza investigação ampla para apurar denúncias de uma organização não governamental. A partir de diálogo profícuo com a diretoria executiva da Fundação Florestal ficou evidenciado que as mencionadas “irregularidades” na verdade são problemas de manutenção e gestão e que existem situações que estão fora dos limites da área da FEENA.

Crime ambiental – Qualquer pessoa que for flagrada fazendo arrasto motorizado, pescando as espécies de camarões que estão no período de defeso, poderá ser processada por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão. Além disso, todos os equipamentos de pesca serão da apreendidos.

Maiores informações podem ser adquiridas na APA Marinha Litoral Centro, Ibama e Polícia Ambiental pelos telefones: (13)3261-3445, (13) 3273-5868 e (13) 3341-6145 ou pelo e-mail: apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br.