O objetivo do evento é promover debate sobre os instrumentos urbanísticos e legais como ferramentas de planejamento, gestão e proteção sócio ambiental em áreas urbanas. E, mediante o relato de experiências conhecidas e bem sucedidas, formular diretrizes para as unidades de conservação inseridas em ambientes urbanos, em especial aquelas inseridas na Região Metropolitana de São Paulo.

O evento começa às 9 horas com a palavra do diretor executivo da Fundação Florestal, João Gabriel Bruno. O programa técnico que se estende por todo o dia vai abordar temas como a importância do estabelecimento de diretrizes de urbanização; experiências internacionais de desenho urbano e recuperação ambiental, destacando o caso de Barcelona, na Espanha.

Haverá debates sobre as Áreas de Proteção da Região Metropolitana de São Paulo – destacando os casos de Guarapiranga e Billings. Relevante também será a abordagem sobre a importância dos remanescentes de várzeas para a Região Metropolitana de São Paulo, tema recorrente sempre que ocorrem as enchentes no período das chuvas de verão.

Instrumentos como a transferência do potencial construtivo em áreas de proteção ambiental, com destaque para a experiência do trabalho realizado no Estado do Paraná; a abordagem sobre instrumentos urbanísticos como ferramentas para a proteção ambiental; desafios e limites jurídicos na gestão de áreas de proteção ambiental em ambiente urbano e uma mesa final de debates, resumem o evento que vai contar com palestrantes da Prefeitura de São Paulo, da Universidade de São Paulo, do Mackenzie, da OAB, da Fundação Florestal entre outros.

O público alvo são gestores de unidades de conservação, técnicos do sistema de meio ambiente do Estado de São Paulo, técnicos das administrações municipais e participantes dos conselhos consultivos das APAs, em especial os conselheiros da APA Várzea do Tietê.

SERVIÇO: Informações pelo telefone (11) 2997 5006, com Andressa Flosi.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro pelo link: http://migre.me/7PBPe,

O Programa Completo do Evento pode ser acessado AQUI.