Depois da emoção de ver o mar pela primeira vez, cerca de 280 crianças que estão participando da etapa “Interior na Praia” do programa “Turismo do Saber” no Litoral Norte de São Paulo tiveram a oportunidade de passear de barco e conhecer o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba. O passeio reuniu em Ubatuba, crianças de diversas cidades do interior paulista e ficaram hospedadas nas quatro cidades do Litoral Norte paulista. O gestor do Parque Ilha Anchieta, Tasso Drummond, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César e o secretário municipal de Turismo, Maurício Petiz receberam as crianças no Píer do Saco da Ribeira, ponto de partida para a aventura dos pequenos estudantes.

Além da experiência do passeio a bordo de uma escuna, experiência inédita para a maioria das crianças, ao desembarcar no Parque Estadual da Ilha Anchieta, os alunos conheceram um pouco da história do local, visitando as ruínas do antigo presídio. Eles também tiveram a oportunidade de ver de perto um pouco da fauna, como capivaras, sagüis, quatis e lagartos e conhecer a Praia das Palmas, uma das oito existentes na Ilha Anchieta.

Para o gestor da unidade, Tasso Drummond, a experiência para ele também foi gratificante. “Nunca tínhamos reunido os visitantes das quatro cidades neste passeio. Por meio desta parceria entre Fundação Florestal e Prefeitura de Ubatuba, foi possível proporcionar a oportunidade para os jovens visitar e conhecer o Parque Estadual da Ilha Anchieta, que além de ser uma parte importante das belezas naturais de Ubatuba, ainda é uma unidade de conservação e um patrimônio histórico”.

Itutinga Pilões

Em outro ponto do litoral paulista, no Núcleo Itutinga Pilões, em Cubatão, o Programa Turismo do Saber promoveu a visita de jovens de outras onze cidades do interior, no qual participaram 506 crianças na mesma faixa etária dos jovens que visitaram a Ilha do Cardoso. Em Cubatão participaram 44 monitores ambientais e onze policiais militares, que com o apoio da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, SAMU, Ecovias, Prefeitura Municipal de Cubatão foi possível proporcionar lazer educativo para esses jovens estudantes. Houve ainda a participação do grupo de teatro de fantoches do Parque Ecológico Guarapiranga.

Os jovens que participaram desta visita eram de Ibitinga, Queluz, Fernando Prestes, Pedrinhas Paulista, Campos do Jordão, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Ibirá, Aparecida do Norte, Tabatinga e São Bento do Sapucaí.

Turismo do Saber

O “Interior na Praia” é uma das etapas do programa “Turismo do Saber”, que é realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), a Secretaria da Educação e as prefeituras. Neste ano, o Litoral Norte recebeu estudantes das cidades de Anhembi, Aparecida do Norte, Bofete, Botucatu, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Conchas, Descalvado, Fernando Prestes, Ibirá, Ibitinga, Itatinga, Jambeiro, Lavrinhas e Lorena. Outras cidades visitam outros pontos do litoral paulista.

São crianças, de 9 a 11 anos, da rede pública de ensino de 32 cidades do interior que chegam para passar cinco dias de suas férias no litoral paulista e conhecer o mar. O período de realização do programa vai de 16 a 20 de janeiro. A iniciativa proporciona transporte com ônibus, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações a seus destinos. Nas férias de inverno, em julho, o programa tem a sua mão de direção invertida. Na oportunidade jovens estudantes das cidades do Litoral Paulista seguem rumo ao Interior. É a etapa “Litoral no Campo” quando os alunos são convidados a passar cinco dias de suas férias na região do Vale do Paraíba e Serras.