A Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba (PESM – Núcleo Picinguaba) e Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), realizou durante esta semana, de 18 a 21, a capacitação dos 17 estudantes universitários que farão estágio durante os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Programa Amigos do Verde nas referidas unidades de conservação. Durante toda a semana, os estudantes participaram de atividades teóricas e práticas de Gestão Ambiental e reconhecimento dos Núcleos onde irão atuar.

O objetivo do programa “Amigos do Verde” é capacitar estudantes através de vivências, em relação ao Planejamento e Manejo de Áreas Naturais Protegidas, além de fortalecer a relação entre os parques e o universo acadêmico e otimizar as ações do parque, sobretudo no período de alta temporada, diante da grande necessidade de recepção e orientação ao visitante.
O grupo de estágiários voluntários é formado por estudantes de cursos variados, que vão desde psicologia e turismo, até biologia, gestão ambiental e engenharia florestal, entre outros. Para fazer a capacitação e o estágio, os estudantes recebem dos parques estaduais facilidades como alojamento e alimentação. Além da experiência, o estágio pode valer pontos nas faculdades em que estão cursando. Neste ano, o programa está trazendo para as unidades de Ubatuba, pessoas de diversos estados do país, como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e diversas cidades do estado de São Paulo.

O estágio tem início no próximo dia 27 e se estende até fevereiro. Os alunos terão oportunidade de estagiar durante um mês no PESM – Núcleo Picinguaba e outro mês no PEIA. As atividades serão adaptadas de acordo com a área e os interesses de cada um dentro da Gestão Ambiental, atuando em programas de Pesquisa, Uso Público, Interação Socioambiental, Administração e Gestão.

Segundo a coordenadora do programa Amigos do Verde no PESM – Núcleo Picinguaba, Jane Fernandes, neste ano, o programa contará com diversas novidades, como a escolha de alguns estagiários para atuarem junto a pesquisadores que desenvolvem trabalhos dentro das UCs, além de atividades de fiscalização e laudos técnicos. Outra novidade é a vinda de estagiários do Instituto Oceanográfico, por meio do programa “Ecosteiros” que trará a exposição interativa “Mergulho Fora d’Agua”, com painéis que mostram aos visitantes, os ecossistemas marinhos de forma interativa.