Por: Fundação Florestal

Desde a visita dos promotores de Meio Ambiente da Baixada Santista ao Parque Estadual Xixová-Japuí, em novembro último, quando foi constatado o problema que representa a poluição por resíduos sólidos na região, ficou evidenciada a urgência de medidas corretivas. Em dezembro, com o apoio da empresa CONDESAVI, que trabalha na limpeza urbana para a Prefeitura de São Vicente, funcionários do PEXJ realizaram três mutirões de limpeza em áreas do Parque e no seu entorno.

O Parque Xixová-Japuí é a única unidade de conservação administrada pela Fundação Florestal com área marinha inserida no complexo urbano da Baixada Santista. Abrigando os municípios de Praia Grande e São Vicente, o parque foi criado em 1993 e possui uma área total de 901 hectares, sendo 300 deles em área marinha.

O lixo trazido pela maré que estava na faixa de areia e na transição desta com a restinga foi recolhido pelos funcionários e servidores do Parque e apoio de 22 funcionários da CONDESAVI de São Vicente.

No primeiro mutirão foram recolhidos 300 sacos de lixo com os mais diversos tipos de materiais, sendo o plástico aquele com maior abundância, totalizando 2.030 quilos de resíduos. Na segunda etapa de trabalho foram recolhidos mais 230 sacos de lixo, somando 930 quilos. O terceiro mutirão foi realizado em área próxima da Avenida Tupiniquins – Ponte Pênsil. No local está prevista a construção da nova sede administrativa do Parque. Desta vez foram retirados mais 580 quilos de lixo.

Também foi realizado um trabalho de esclarecimento junto aos responsáveis pelas marinas da região objetivando melhorar o acondicionamento do lixo e a organização da coleta e o transporte dos materiais. Para auxiliar, a empresa de coleta de lixo do município de São Vicente instalou um contêiner na área do Baia Iate Clube de São Vicente. Por fim foi realizado também um trabalho de limpeza no bairro do Japuí, junto à área que dá acesso à Trilha dos Surfistas. Todo o material recolhido foi encaminhado para o aterro do Sambaiatuba em São Vicente.