Mais uma vez a Fundação Florestal age de maneira enérgica para combater ações irregulares no interior de uma das Unidades de Conservação sob sua administração. Dessa vez a partir de incursões pela mata no Parque Estadual da Serra do Mar, em área administrada pelo Núcleo Itutinga-Pilões, nas proximidades da Represa Billings foram feitas apreensões de equipamentos utilizados na pesca irregular, bem como a destruição de ranchos construídos para abrigar os infratores. Além disso, foi necessário fazer uma limpeza do lixo deixado na mata.

Em outra ação, foram descobertos o produto irregular da extração de folhas de “Guaricanga” e feita apreensão de aproximadamente 200 quilos da palmeira do gênero “Geonoma”, cujas folhas são utilizadas para construção de palhoças, por exemplo. A seqüência de imagens demonstra a gravidade da situação.

As irregularidades encontradas demonstram a necessidade de constante vigilância no interior das unidades de conservação onde são encontradas as mais variadas ações em flagrante confronto com a legislação, comprometendo a vida natural.

Por: Paulo Antunes
Fotografia: Fundação Florestal