A soltura do exemplar macho de onça parda, “puma concolor” ocorreu esta semana na região norte da Serra da Cantareira. O evento foi realizado por uma equipe de especialistas envolvendo a Fundação Florestal, o Instituto Florestal, o Zoológico Municipal de Guarulhos, a Associação Mata Ciliar e a Polícia Militar Ambiental. Por decisão técnica evitou-se transformar a soltura em um espetáculo midiático para evitar o stress do animal.
Após breve período de permanência no Zoológico de Guarulhos, o exemplar foi submetido a exames clínicos e laboratoriais e avaliação de comportamento, concluindo-se que o mesmo estava em condições de voltar para a vida livre, com rigoroso acompanhamento técnico.
Por medida de cautela e precaução a soltura do animal ocorreu apenas com o acompanhamento dos técnicos envolvidos no seu atendimento, desde a captura no último dia 27 de setembro. Todos lembram o stress a que o animal esteve então submetido ao ser sedado no topo de uma árvore. O objetivo da solução técnica foi evitar a repetição do espetáculo midiático prejudicial ao animal.
Por: Paulo Antunes
Fotografia: Fundação Florestal