Na última quarta-feira, 12, os funcionários do Píer do Píer Saco da Ribeira, em Ubatuba perceberam um forte cheiro de óleo diesel local e perceberam uma mancha de combustível nas imediações da Praia da Ribeira. De forma rápida instalaram as barras absorventes de proteção e os procedimentos de retirada do óleo do mar e da areia. A ação teve como base os conhecimentos adquiridos durante o curso “Vazamento de óleo no mar, impactos ambientais e procedimentos de emergência”, ministrado pela Cetesb, em parceria com a Fundação Florestal e ICMBio – Instituto para a Conservação da Biodiversidade “Chico Mendes”. O curso faz parte do Plano de Gestão Ambiental, que está sendo elaborado para o Parque Estadual Ilha Anchieta e região.O Programa de Contenção de Óleo é parte importante do plano.

A ação durou cerca de cinco horas, entre o cerco do óleo no mar e a limpeza dos vestígios do produto na areia. Como parte do procedimento padrão para esses casos, a Cetesb foi acionada e compareceu ao local para oferecer assistência técnica aos funcionários no combate à poluição. Os equipamentos para a contenção de óleo foram fornecidos pela Petrobrás e ficam disponíveis em um container dentro do Píer. Após a ação, a empresa se responsabiliza pela retirada do material impregnado com óleo e deve fazer a reposição do material.

Segundo o gerente regional da Cetesb, João Carlos Milanelli, o procedimento da equipe foi correto e contribuiu para evitar maiores impactos. “Embora fosse uma mancha pequena, chamada de mancha órfã, cuja origem da contaminação é desconhecida, os ensinamentos do curso foram empregados de forma correta. Isso demonstra que os funcionários estão capacitados a dar resposta rápida em acidentes como este”.

A vigilante do Píer Saco da Ribeira, Bruna Muniz, participou da ação e afirmou que curso foi fundamental para identificar o problema e ajudar a solucioná-lo. “Foi muito gratificante poder contribuir, porque durante o curso, aprendemos o impacto que este tipo de acidente pode causar à fauna marinha”.

Por: Fundação Florestal
Fotografia: Fundação Florestal