Durante uma fiscalização de rotina na área do Parque Estadual Marinho Laje de Santos, no litoral de Santos, equipes da Fundação Florestal e da Polícia Militar Ambiental, acompanhados de membros do Instituto Laje Viva, flagraram embarcação estacionada próximo à pedra. A mesma foi abordada sendo comprovada a atividade de pesca ilegal dos cinco tripulantes da embarcação. José Edmilson de Araújo Junior, gestor do Parque Estadual Marinho Laje de Santos disse que não houve captura de pescado, porque o flagrante se deu no início da pescaria.
Os pescadores amadores estavam munidos de grande material para realização de pesca. O material de pesca e a embarcação foram apreendidos e encaminhados para o 3° Distrito Policial de Santos. Os tripulantes também foram conduzidos para o distrito policial, onde foi lavrado boletim de ocorrência. A Polícia Militar Ambiental, por sua vez, lavrou cinco autos de infração ambiental.
O Parque Estadual Marinho Laje de Santos foi criado em 1993, através do Decreto n° 37.537. Compreende uma área de aproximadamente cinco mil hectares e dista à cerca de 40 km da costa. Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o parque é reconhecido como Unidade de Conservação de Proteção Integral, sendo proibida a pesca (esportiva, amadora, industrial ou a caça submarina). Na carta náutica 1711, há o aviso da proibição de pesca e de desembarque no local.
Por: Paulo Antunes
Fotografia: Fundação Florestal