Na manhã ensolarada deste dia 21 de setembro, a Fundação Florestal e o Instituto Florestal, instituições vinculadas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, promoveram um evento para comemorar o Dia da Árvore. Realizado na sede do Instituto Florestal, o tom foi bastante descontraído e alegre, sem, contudo deixar de ressaltar a importância da data para a defesa ambiental. Estiveram presentes os diretores das duas instituições; João Gabriel Bruno, da Fundação Florestal e Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor, do Instituto Florestal e representantes de outras instituições ligadas ao sistema ambiental do Estado: os Institutos Geológico e Botânico.

O evento começou com a atividade de ginástica laboral que já está se tornando uma saudável rotina para os funcionários das duas instituições. Depois da breve solenidade comemorativa, ocorreu o plantio de árvores e o lançamento da Cartilha “Ações para o Bem-Viver” uma publicação do ECOatitude, programa de responsabilidade sócio-ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, adotado com grande entusiasmo pelos funcionários da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

O ponto alto do evento foi naturalmente o plantio de mudas de árvores. No total foram plantadas 18 mudas de espécies nativas da flora brasileira: ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa e manduirana. O plantio aconteceu em área especialmente preparada ao lado do edifício sede do Instituto Florestal e contou com a alegre e festiva participação dos alunos da Escola Municipal Raul de Leone, vizinha ao Horto Florestal e do Centro de Convivência Infantil-IF.

Na seqüência foi iniciada a “caminhada” ecológica pelo Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löefgren, com monitores explicando aspectos históricos desta importante área verde da Capital e informações relevantes sobre os atributos ambientais de fauna e flora presentes na Unidade de Conservação.

EcoAtitude

A cartilha “Ações para o Bem-Viver”, publicação de apoio para o programa ECOatitude, tem como objetivo fomentar reflexões e buscar mudanças nas posturas dos indivíduos em relação aos hábitos de consumo e atitudes para as práticas que podem contribuir para um planeta mais saudável.

O Programa ECOatitude tem contribuído para a sinergia das ações de conservação ambiental típicas das duas instituições com programas destinados a fomentar a diminuição de consumo de água e energia, reutilização de materiais, coleta seletiva, reciclagem de resíduos e iniciativas destinadas a promover o bem estar das pessoas, funcionários e familiares. Em poucas palavras é um estímulo ao respeito mútuo e a ética.

Dia da Árvore

Durante a solenidade de comemoração do dia da árvore foi feito um apanhado histórico sobre a importância da data em todo o mundo, no Brasil e mais particularmente para as instituições que compõem o Sieflor – Sistema Estadual de Florestas, no Estado de São Paulo. Na breve restauração da memória histórica, foi registrado que o ano de 2011 é especialmente importante para o Instituto Florestal que completará 125 anos de existência. Uma das instituições mais antigas do Brasil. Também foi lembrado que o Horto Florestal, o PE “Alberto Löefgren” em homenagem ao naturalista sueco, completa 115 anos de existência.

O Dia da Árvore no Brasil, por sua vez, também comemora data histórica: são 110 anos. A inspiração veio das comemorações na Suécia e nos Estados Unidos. Ainda no campo dos aniversários, foi lembrado que a Fundação Florestal completa 25 anos de existência.

A bem da verdade histórica, foi Alberto Löefrgen, quem primeiro ergueu a bandeira para reverenciar as árvores no Brasil, em 1901. Logrou êxito em 1902, quando ocorreu a primeira comemoração, em Araras, no interior do Estado. Conforme historiadores é possível afirmar que o Dia da Árvore é efetivamente o primeiro movimento ecológico do Brasil, ou seja, o marco zero do ambientalismo.

Por: Paulo Antunes
Fotografia: Fundação e Instituto Florestal