Na manhã do dia 02 de dezembro, quatro ônibus escolares chegaram ao Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, no município de Pedregulho, São Paulo. Traziam em torno de 200 crianças de duas escolas municipais e duas estaduais da região. Estavam ansiosas em conhecer o Floresta Legal, espaço do Projeto Criança Ecológica, a ser inaugurado no parque.

Segundo Maria de Lourdes Rocha Freire, coordenadora de Educação Ambiental e gerente do projeto Criança Ecológica, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, esta é a 28a Unidade de Conservação – UC a receber o Floresta Legal e, em 2011 serão 30 UCs contempladas no total. “Atendemos 6.700 professores e distribuímos 200 mil livros em 2010”.

O projeto Floresta Legal tem duas vertentes. Uma delas é montar o espaço nas UCs para receber as crianças. A segunda vertente é a formação de professores para o trabalho de educação ambiental nas salas de aula. Segundo Adriana Neves da Silva, que coordena o projeto Floresta Legal na Fundação Florestal, ao visitar o parque, as crianças passam por duas quedas de água e recebem informações sobre o cerrado e a mata de interior. Outro conceito trabalhado é o da utilização de plantas medicinais.

Na cerimônia de abertura, as crianças cantaram músicas e apresentaram coreografias, depois foram até o espaço Floresta Legal, onde puderam assistir ao filme do projeto Criança Ecológica e visitar uma exposição com animais empalhados, típicos da região. Na área externa, o espaço conta com canteiros de plantas medicinais.

Dirceu Polo, prefeito de Pedregulho, parabenizou a todos, “pois despertar o amor à natureza é muito importante à preservação do meio ambiente. A prefeitura será sempre uma parceira”. O prefeito explicou que parte da verba recebida como indenização pelo alagamento de parte do município por uma represa será investida em educação ambiental.

Norma Rahal Tinzal, gestora do parque, “estamos muito felizes, realizados. Foi uma conquista dos funcionários, da instituição, da prefeitura de Pedregulho e da comunidade. As crianças se dedicaram bastante, e os professores ensaiaram com elas as coreografias”, contou Norma.

Para Maria de Lourdes o projeto é resultado de um trabalho conjunto. “A Fundação Florestal tem sido uma parceira indispensável para ajudar a viabilizar projetos como este. Precisamos incentivar uma mudança de atitude para levar a uma melhor qualidade de vida”.

Segundo o ambientalista e presidente da Sociedade Ecológica do Nordeste Paulista, José Moreno, que foi idealizador da criação do parque, “é uma honra ver o projeto Floresta Legal chegar aqui. Uma grande alegria. Vai despertar nas crianças a admiração pela beleza do meio ambiente”.

Depois de visitar o espaço Floresta Legal, as crianças foram surpreendidas pela chegada de Bob Água, Fred Fauno, Max Limpo, Nika Valente, Frida Flor, Dick Poluição e Poli Vigarista, e puderam interagir com as personagens.

Ruan Pablo Macedo Santos, de 9 anos, estudante da EMEB Bairro Santa Cruz, gostou muito do evento. “Fiquei com vontade de aprender mais sobre o meio ambiente”. Victor Eduardo, 10, da escola municipal de Pedregulho, falou que vai voltar mais vezes ao parque. “É legal aqui”, disse. Milena Gonçalves Ferreira, de 8 anos, disse que “agora vou pensar mais no meio ambiente. Aprendi bastante coisa”.

Além de coordenadores e gestores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA e da Fundação Florestal – FF, estiveram presentes na cerimônia Suely Ferreira Lino Pontalti, coordenadora administrativo-financeira da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro e Antonio Pontalti, gestor da mesma Unidade de Conservação.

Saiba mais sobre o parque estadual
O Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus foi criado em 14.03.1992, após um processo de desapropriação de várias fazendas. A área, antes utilizada para plantação de café e criação de gado, estava degradada, e foi considerada estratégica para a proteção de mananciais da região.

A gestora do parque, Norma Rahal Tinzal, dá continuidade ao processo de recuperação das áreas degradadas, desmatadas e tomadas por pastagens ralas. Realizou-se um levantamento florístico da região, coleta de sementes de espécies silvestres, depois cultivadas em viveiro e plantadas no parque.

Furnas do Bom Jesus é uma formação geológica com paredões de 200 a 300 m de altura, e abriga uma das mais altas cachoeiras do Estado de São Paulo, com 138 m de queda livre. A região tem 140 cachoeiras cadastradas, e dez delas estão dentro do parque estadual.

O parque conta com sete trilhas e um mirante. Dois biomas estão presentes: o cerrado e a mata de interior, floresta estacional semidecidual, um remanescente de mata atlântica numa região que tem precipitação anual média de 1.200 milímetros.

Por: Lauro Toledo
Fotografia: Lauro Toledo