Em ação realizada nos dias 21 e 22 de dezembro, no âmbito do PRO-PARQUE (programa de operações integradas de fiscalização entre a Fundação Florestal e a Polícia Militar Ambiental – PMAmb), funcionários do Parque Estadual de Ilhabela, juntamente com o efetivo da PMAmb e em parceria com a Prefeitura, estiveram nas comunidades do Bonete e Praia da Figueira em vistorias de rotina para verificar possíveis irregularidades no interior da Unidade de Conservação e seu entorno.

Durante a ação na Praia da Figueira foram constatadas irregularidades em uma ocupação já existente (em processo judicial), tais como ampliação, reforma, desmatamento e corte de barranco. O morador encontrava-se na região e foi abordado enquanto praticava pesca com arpão, sendo conduzido até a ocupação para prestar esclarecimentos.

Na área vistoriada foram encontrados materiais que caracterizam a prática de caça ilegal de animais silvestres, supondo-se que a construção irregular estivesse sendo usada como base para realizar atos ilícitos. Dentre os materiais apreendidos estavam espoletas íntegras e deflagradas (já utilizadas), buchas, cartuchos íntegros e deflagrados, pólvora e estilingue.
O infrator foi conduzido à delegacia de Polícia de Ilhabela onde prestou depoimento. Foram lavrados boletins de ocorrências, autos de infração ambiental e outros documentos administrativos.

Essas foram as primeiras operações que marcaram o início do Plano de Policiamento e Fiscalização das Unidades de Conservação terrestres (PRO-PARQUE) e marinhas (PRO-MAR) no âmbito do Projeto de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica, que já tem seu cronograma estabelecido para ser implementado durante os próximos três anos.

Este Projeto é resultado de um esforço do comando da Polícia Militar Ambiental e da Fundação Florestal com diretrizes para o monitoramento e fiscalização ambiental e tem um valor a ser destacado por seu aspecto inovador. Trata-se de um trabalho integrado desenvolvido pelos órgãos competentes.

Estão previstas para 2011 outras operações conjuntas de fiscalização no interior do Parque Estadual de Ilhabela com o intuito de prevenir, minimizar e coibir atividades que impactam negativamente a Unidade de Conservação e sua biodiversidade.

Mais informações: (12) 3896-2585 – Parque Estadual de Ilhabela

Por: Fundação Florestal