Um sábado ensolarado e com tempo quente. O nível do rio Paraibuna adequado para a realização de rafting. Uma floresta que abriga imensa riqueza de espécies animais e vegetais, e contam com os mais altos índices de biodiversidade do planeta. Junte a tudo isso a empolgação de três trilheiros que estavam a um passo de concluírem as 40 trilhas do passaporte “Trilhas de São Paulo – conhecer para conservar”.

Florivaldo Paulino Ribeiro, Márcio Oliveira Brito e Mirtes Shiozaki Takahara foram as primeiras pessoas a completarem o passaporte, com a realização da trilha do rafting do Rio Paraibuna, no núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, no sábado, 11 de dezembro. Com eles, outros trilheiros e a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA e da Fundação Florestal – FF.

Foram mais de seis horas de atividades, com trilhas terrestres na área do PESM e rafting no rio, com a equipe da Cia de Rafting, de São Luis do Paraitinga. Os trilheiros caminharam 350 metros pela floresta e 8,5 quilômetros no rio, descendo as cachoeiras do Salto Grande, do Saltinho, Ponte de Pedra, e as corredeiras da Gamela, da Pedra e do Itapavão.

Ao final, receberam como presentes, um kit da SMA, contendo uma mochila, um porta squeeze e máquina fotográfica, e squeeze personalizados do projeto Trilhas de São Paulo.

Valeu a pena
Eles viveram momentos inesquecíveis, viajaram por áreas selvagens, caminhos abertos por colonizadores, ambientes marinhos, corredeiras, cachoeiras e praias, desfrutando de belezas naturais e patrimônios históricos e culturais. Desde que o Passaporte Trilhas de São Paulo, foi lançado no final de 2008, eles foram os primeiros a completarem todas as trilhas do guia.

Eles começaram em momentos diferentes, mas por meio de uma comunidade na rede social Orkut começaram a trocar informações e a marcarem trilhas em conjunto. Nasceu aí o Rumo a Trilha, um grupo de trilheiros.

“Foi um grande prazer ter feito todas as trilhas durante os dois anos que comecei. O passaporte trouxe grandes conhecimentos dos parques estaduais. O grande incentivo foi conhecer a cultura, hospitalidade, atrativos que cada lugar oferecia. Alem disso sempre procurei incentivar os amigos em obter o passaporte e fazer as trilhas com o nosso grupo”, comentou Florivaldo.

Para eles, cada parque visitado trouxe boas lembranças, recordações e amizades. “O atendimento e as informações que os monitores prestaram foram de grande utilidade e importância. A entrega dos prêmios no Núcleo Santa Virginia foi de grande alegria, mas o grande prêmio foram as amizades que eu conquistei neste período e saber que essas amizades estarão sempre presentes”, afirmou Florivaldo.

Mirtes ressaltou a importância do trabalho. “Em longo prazo é um grande projeto de educação ambiental, para nós que participamos, para nossas famílias e amigos. Para a comunidade do entorno do parque é um grande negócio e gera oportunidades de emprego e de aumentar a renda”, disse.

Terminando o rio, Márcio demonstrou seu entusiasmo. “De agora em diante, voltarei para as trilhas que mais gostei e conhecerei outras a mais por aí, que não estão no Passaporte. Quem sabe eu comece a fazer algumas do passaporte azul (de mergulho)”, disse animado.

Balanço positivo
A gerente do projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, Anna Carolina Lobo, comemorou a conclusão do Passaporte pelo grupo. “Desde que criamos o Trilhas de São Paulo estamos muito animados. Além da proposta de conservação e conscientização, conseguimos agregar valor e impulsionar o ecoturismo paulista, aproveitando nossas riquezas naturais”, afirmou.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, acompanhou a equipe e desceu o rio num dos botes dos trilheiros. “Eu e minha esposa, como montanheiros, fizemos várias trilhas. Com o passaporte, vamos além da conscientização. Estamos ensinando as pessoas a importância da natureza. A comunidade do entorno, que sempre foi esquecida, a importância da preservação e como o ecoturismo pode agregar para eles, gerando novos empregos e aumentando a renda. Além de tudo isso, participar de atividades como essas, revigora o espírito”, declarou.

A conclusão do passaporte pelos três trilheiros incentivou outros grupos e pessoas. No Orkut, os participantes mantêm atualizado o ranking das trilhas, com quantas faltam para concluir.

Gosta de natureza? Quer fazer trilhas Saiba mais sobre o passaporte e as trilhas no site www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br

Por: Lukas Campagna
Fotografia: Aline Cavalcante