Quatorze papagaios-do-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção, foram apreendidos com XX homens, em 1° e 2 de dezembro, por uma equipe da Fundação Florestal e das polícias Civil e Rodoviária Federal em Barra do Turbo, no Vale do Ribeira. Uma denúncia anônima feita à administração do Parque Estadual do Rio do Turvo auxiliou no resgate dos animais e prisão dos suspeitos. Além dos papagaios, todos filhotes, também foram encontradas três tirivas (tipo de perequito).

Com as informações recebidas do denunciante, uma equipe do Parque Estadual acionou, no dia 1°, o 1° Distrito Policial de Barra do Turvo, que solicitou apoio da Polícia Rodoviária Federal. A equipe seguiu para uma casa localizada na margem da BR-116, onde localizou quatro papagaios e as três tirivas em poder de um homem. No imóvel também foi apreendida uma espingarda calibre 28.

Na delegacia, o acusado foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e por manter animal silvestre em cativeiro (crime ambiental). No dia seguinte, com informações conseguidas durante a operação policial, a equipe seguiu até o bairro Bela Vista, onde foram localizados os outros 10 papagaios com outro homem – que também foi detido por crime ambiental.

As aves apreendidas foram levadas para uma clínica veterinária em Juquiá para receberem cuidados e aguardarem um encaminhamento adequado. Elas foram capturadas na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Planalto do Turvo, onde está localizado o parque estadual. No território paulista, os papagaios são endêmicos (só existentes na localidade) na região de Barra do Turvo e trechos da Serra da Mantiqueira próximos do município de Campos do Jordão. Denúncias sobre captura, manutenção em cativeiro ou comercialização de animais silvestres podem ser feitas, anonimamente, pelo Disque Ambiente: 0800 113560.

Por: Fundação Florestal