Grupo, formado por representantes da sociedade civil organizada, da Prefeitura e de órgãos do Governo do Estado, atuará no biênio 2010 – 2012
O primeiro Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras foi empossado dia 21 de outubro, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Silveiras, município do Vale do Paraíba. O grupo, que atuará entre 2010 e 2012, tem como responsabilidade o acompanhamento da elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, além de articular os órgãos públicos, organizações da sociedade civil e iniciativa privada para a concretização dos planos, programas e ações de proteção, recuperação e melhoria dos recursos ambientais na região da área protegida.A APA Estadual Silveiras foi criada pela Lei Estadual 4.100, de 20 de junho de 1984, abrangendo integralmente o município de Silveiras, com uma área de 42.700 ha, localizada na região do Planalto da Bocaina e na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

A economia da região é rural de característica tradicional e o município apresenta um notável potencial turístico como pólo cultural ligado aos períodos tropeirista e cafeeiro e também como produtor de artesanato.

A APA Silveiras foi criada para a proteção dos recursos hídricos, os remanescentes da vegetação nativa e os patrimônios histórico, cultural e arquitetônico. O município tem sua área com características rurais de grande beleza cênica. Apresenta paisagens diversificadas em função de seu relevo bastante acidentado e com densa vegetação, principalmente na região das cabeceiras do Rio Paraitinga. Nessa região estão localizadas as cachoeiras e as cascatas mais importantes.

Nos Campos da Bocaina, os paredões rochosos, os afloramentos de matacões e a vegetação original nas partes mais altas formam uma paisagem peculiar.

As alterações no meio ambiente e a diminuição brutal da cobertura vegetal do município de Silveiras restringiram a presença mais significativa da fauna às áreas mais altas e preservadas, onde são encontradas várias espécies de aves como bacurau, gralha-azul, codorna, anu-branco, inhambu-chintã, jacu, macuco além de mamíferos como o sauá (primata)  a onça-parda, o gato-do-mato, o gato-maracajá, a jaguatirica e o lobo-guará.

O Conselho empossado tem a seguinte composição:

Representantes dos Orgãos Públicos
1 – Fundação Florestal – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA)
Titular – João Mauro Carrillo (gestor da APA)
Suplente – Renato Lorza

2 – Polícia Militar Ambiental
Titular – Emílio Ornelas Martins
Suplente – Jair de Salles Siqueira

3 – CETESB – Agência Ambiental (Aparecida)
Titular – José Roberto Schimidt
Suplente – Roselis Ester da Costa