O público alvo do evento é composto pelos diversos atores ligados às atividades náuticas, como empresários, Ibama, Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo), Dersa, Banco do Brasil, Ministério Público, prefeituras, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental, universidades da região, dentre outros.
O Projeto Marinas, iniciado em 2005 em São Sebastião e Ubatuba, começou a ser implementado por demanda do Ministério Publico, visando o controle corretivo de fontes difusas de poluição por óleo e derivados. A proposta inclui um programa de educação ambiental e conscientização dos setores de turismo e pesca, com a adoção de medidas ecologicamente adequadas. Pretende-se também adotar um sistema de certificação ambiental das empresas que atenderem aos padrões estabelecidos pela Secretaria do Meio Ambiente – SMA.
A zona costeira é extremamente sensível aos impactos antrópicos (feitos pelo homem), especialmente a poluição por derivados de petróleo, tintas, solventes, resinas e lixo sólido, que resultam na contaminação do solo, das águas e do ar. Entre os principais problemas estão a drenagem de água oleosa de porão das embarcações, o descarte de lixo e resíduos sólidos diretamente no mar e as embarcações sem estrutura sanitária adequada, que também acabam lançando os dejetos diretamente na água, além da falta de comprometimento e consciência ambiental de proprietários, trabalhadores e usuários das atividades náuticas.
Confira a programação:
9h30 – recepção no Iate Clube de Santos, por Odoardo Lantieri, pelo gestor da APAMLC/Fundação Florestal, Marcos Campolim; apresentação da promotora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (Gaema), Flávia Maria Gonçalves, sobre ” O papel do MP como parceiro do Projeto Marinas”.
10h – apesentação institucional sobre o Projeto Marinas por Marisa Roitmam, da Cetesb.
11h – apresentação sobre “O Setor Náutico e o Meio Ambiente”, por Márcio Dottori, da Revista Náutica.
11h45 – Iate Clube de Barra do Una (Julio Cardoso) e Marina Porto Ilhabela (Marcos Sutherland Moller): Experiências no Litoral Norte de São Paulo
12h30 – almoço
14h – Banco do Brasil (Adilson Nascimento Ferreira): Linhas de Financiamento para o Projeto
14h30 – Prefeitura Municipal de Bertioga (Bolívar Barbanti Junior): Experiência do Projeto na Baixada Santista
15h – Iate Clube de Santos (Odoardo Lantieri): Rumo à Certificação Ambiental
15h30- Café
16h – Fundação Vanzolini (José Salvador da Silva Filho): Certificação Ambiental para o Setor Náutico
16h30 – CODESP (José Maurício La Fuente – consultor Unisantos): Apresentação do Programa Manchas Órfãs
17h – Debate e discussões
17h30 – Encerramento, discussões finais e encaminhamentos.
Clique aqui e saiba mais sobre a APA Marinha do Litoral Centro.