Consciência e atitude ambientais marcaram o evento de integração do Instituto Florestal – IF e Fundação Florestal – FF ao Programa “ECOatitude” da Secretária do Meio Ambiente – SMA
O Instituto Florestal – IF e a Fundação Florestal – FF realizaram, em 1° de junho de 2010, um evento marcando integração de ambas entidades ao Programa de “ECOatitude” da Secretaria do Meio Ambiente – SMA. Palestras e atividades visando a conscientização e a realização de boas práticas ambientais com relação ao uso de água, energia elétrica e transporte, além da redução e reaproveitamento  de resíduos marcaram o evento. “Essa discussão estava faltando ente nós, pois trabalhamos diariamente com esses conceitos e estava faltando uma reflexão nossa”, afirmou o diretor-executivo da FF, José Amaral Wagner Neto.

O Programa “ECOatitude” da SMA, criado em em 21 de janeiro de 2010 por meio da Resolução SMA n° 07, visa a implantação de critérios de sustentabilidade nas instalações de todos os órgãos da Secretaria e ampliar o envolvimento de dirigentes, servidores e funcionários a esses novos padrões de consumo. Na abertura do evento, que aconteceu no Auditório do IF e comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), também estiveram presentes o diretor-geral do IF, Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor, a coordenadora de Educação Ambiental da SMA, Malu Freire, e cerca de 100 alunos dos colégios Cantareira e Vip.

Após a apresentação do programa “ECOatitude” no Instituto Florestal – IF  e na Fundação Florestal – FF, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras “Construção de Cidadania”, com o professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Waldir Mantovani, e “Atividade Interativa”, com a especialista em recursos humanos, Myrian Ragazzo Moreira. Segundo Dilza Antonia, do setor de licitações da Fundação Florestal, ” esse tipo evento é importante porque as pessoas começam a conhecer as ações que estão sendo tomadas em vários orgãos”.

No estacionamento do IF ocorreu uma feira de exposições abordando temas variados, como reaproveitamento de alimentos e degustação de suco de cambuci e alimentos orgânicos. As outras atrações foram o caminhão multimídia da Eletropaulo, a caminhonete do Festival Minuto Água, explicações sobre coleta e reciclagem de óleo de cozinha (organizado pelo Centro de Convivência Infantil do Instituto), oficina de papel do Viveiro de Taubaté, utilização de água de reúso pela empresa Sambaíba Transportes Urbanos e coleta de material reciclável pela cooperativa Cantareira Viva.

O evento foi encerrado com a neutralização de carbono, por meio do plantio de oito mudas de árvores, e a exibição de vídeos Circuito Tela Verde, organizado pelo Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde – RBCV.