Evento “Despertar para a Represa” abriu a programação da Semana da Água no município.
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e neste ano a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu como tema “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Nesse contexto, a Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga exerce uma grande importância junto aos seus municípios de abrangência (Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim), pois a mesma tem como atributo principal a ser protegido os recursos hídricos que drenam e formam a represa Itupararanga –  responsável pelo abastecimento de água à aproximadamente 800 mil habitantes.

Considerando a importância socioambiental da represa Itupararanga para a região, Votorantim sediou em 20 de março o evento “Despertar para a Represa”, que abriu a programação da Semana da Água no município.

O evento contou com a presença do prefeito Carlos Pivetta, juntamente com representantes dos municípios de Sorocaba, Piedade e Alumínio.

As autoridades chegaram ao espaço da ACM (Associção Cristã de Moços), localizada junto à represa Itupararanga, em embarcações, acompanhando o atleta votorantinense Marcos Salvador, que saiu nadando do município de Alumínio às 6h00 da manhã. Em pouco mais de quatro horas, ele nadou  cerca de 18 quilômetros. “Meu objetivo é despertar a atenção da população no que se refere ao consumo de água inadequado e a degradação da represa”, disse.

Após a chegada das embarcações houve uma mesa composta pelas autoridades presentes. Participaram do evento, além do prefeito Pivetta, o prefeito de Piedade, Geremias Ribeiro Pinto; o vice-prefeito de Alumínio, Antônio Justo; a secretária do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho; a presidente do Conselho Gestor APA Itupararanga pela Fundação Florestal, Sandra Eliza Beu; o presidente do Partido Verde de Sorocaba, Jessé Loures; o secretário geral da ACM, Cyrino Mantovani, o presidente da ONG Caturro Navegante, Pedro Almenára, o subcomandante da Polícia Militar Ambiental, tenente Édson Moraes e o gerente de CETESB, Sétimo Humberto. Também marcaram presença no encontro o vice-prefeito de Votorantim, Marcos Mâncio, além de secretários municipais, vereadores e representantes de ONGs.

“O Despertar para a Represa faz com as pessoas voltem a atenção à preservação, uma vez que ela é a responsável por abastecer toda a nossa região”, disse Pivetta.

Durante seu discurso, o prefeito de Votorantim convidou os municípios a criarem também o Dia da Represa, para que juntos, em um ato concreto, possam a partir do próximo ano desenvolver ações conjuntas voltadas ao tema.

O final do evento foi marcado pela entrega de mudas de árvores nativas e frutíferas pelos escoteiros do Grupo Vuturaty.