Sociedade Brasileira de Espeleologia apresentará o trabalho realizado no parque na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Rea Tech), que ocorrerá em abril
Por: Josenei Gabriel Cará Fotografia: Josenei Gabriel Cará

Nos dias 06 e 07 de março, a Comissão de Espeleoinclusão da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) realizou uma visita técnica ao Parque Estadual Caverna do Diabo com a finalidade de avaliar das estruturas existentes no interior da Gruta da Tapagem (Caverna do Diabo). Também foram apresentadas as novas estruturas inauguradas no último dia 05 na presença do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, quanto à acessibilidade aos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

A atividade foi realizada em parceria com a Fundação Florestal, a Prefeitura de Eldorado (por meio de representantes Departamento de Turismo), o Grupo Pé no Mato e a Associação dos Monitores Ambientais de Eldorado; e coordenada por Érica Nunes, da Comissão de Espeleoinclusão.

Segundo Érica, que é cadeirante, a caverna exibe uma beleza impressionante e já possui no seu interior algumas facilidades aos visitantes como iluminação artificial, espaço físico amplo e piso regular. Já na área externa existem algumas adaptações como rampas no centro de visitantes e sanitários apropriados. A maior dificuldade no interior da caverna são as escadas irregulares e em curva.

Josenei Gabriel Cará, gestor do Parque Estadual Caverna do Diabo, acompanhou o trabalho e informou que esse assunto foi amplamente discutido durante a elaboração do Plano de Manejo Espeleológico, entregue no último dia 05. A atividade realizada com a SBE levantará subsídios para os estudos de adaptações de acessibilidade aos PNEs.

Na próxima edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Rea Tech), que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, será apresentado pela Comissão de Espeleoinclusão da SBE o trabalho realizado na Caverna do Diabo. A intenção é buscar parceiros para realização de estudos mais aprofundados ou a criação de equipamentos auxiliares para a visitação dos PNEs nas cavernas da região.