Durante as reuniões do conselho gestor novas demandas de trabalho surgiram e temas prioritários passaram a ser definidos, como por exemplo, a regulamentação da pesca de barcos parelhas dentro das APAs Marinhas e uma proposta como contribuição à alteração da Instrução Normativa IBAMA 166 de 2007, que regulamenta a pesca com redes de emalhe no Brasil. Ainda no âmbito do conselho gestor foram formadas as Câmaras Técnicas de Pesca, de Planejamento e Gestão e de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Guará para definição de prioridades e contribuições dos participantes nos temas e ações.
Através de parcerias estabelecidas pela APA Marinha do Litoral Sul e instituições federais e estaduais, como por exemplo, Instituto Oceanográfico e Instituto de Pesca, Agência Ambiental Unificada, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, Polícia Militar Ambiental (PMAmb) e Marinha do Brasil, outras ações puderam ser executadas durante o primeiro ano de trabalho. O curso de Pesca Sustentável em Áreas Marinhas Protegidas aconteceu em setembro e outubro de 2009 nos municípios de Cananéia e Iguape e teve como objetivo principal informar os pescadores e demais interessados sobre as Unidades de Conservação locais e discutir com eles propostas de trabalho com os gestores destas unidades e a PMAmb.
Foi trazida à Cananéia a Campanha Itinerante da Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, atendendo a uma demanda do conselho gestor, com o objetivo de regularizar embarcações de pesca e habilitar pilotos amadores da região. Realizada no início de novembro, a ação atendeu um grande número de usuários, superando a expectativa, segundo integrantes da Marinha.
A fiscalização e reconhecimento das ilhas oceânicas e área marinha que fazem parte das Unidades de Conservação estaduais locais também foram realizados em pela Fundação Florestal e PMAmb.
Para 2010 o desenvolvimento do plano de manejo será prioridade da APA Marinha do Litoral Sul. “O plano de manejo será nosso foco principal, bem como manter a gestão participativa por meio do conselho gestor. É através dele que outras demandas de trabalho serão apresentadas para que possamos atendê-las como fizemos em 2009”, salientou Alineide.
Sobre a APA Marinha Litoral Sul
A Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul foi criada para compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais, através de programas de ordenamento do turismo, pesca e pesquisa. A APA abrange os municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, totalizando uma área de 357.605,53 hectares.
A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Guará, foi criada na mesma data objetivando a proteção de aves migratórias que utilizam as ricas condições ambientais da região para alimento e procriação.
Clique aqui para saber mais sobre a APA Marinha do Litoral Sul.