No próximo  domingo, 8 de julho, das 9h às 18h, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar realiza pela sétima vez, o Festival Gastronômico do Cambuci, que envolve produtores das cidades de Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Bairro Cambuci, Salesópolis e Bertioga e o distrito de Parelheiros, na grande São Paulo. O festival acontece em cada uma das cidades, com encerramento no Mercado Municipal de São Paulo, associado a uma série de atrações nos municípios, como concursos de receitas, seminários, degustação e plantio de mudas.

O evento celebra a importância desta fruta para a região, trazendo ao público os aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos do cambuci. Na programação deste ano, além de exposição e venda de produtos feitos à base de cambuci, o parque oferecerá trilhas gratuitas, apresentações musicais e teatrais e contação de histórias. Para fazer a trilha, é obrigatório o uso de roupas adequadas, como calças e tênis. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável.

O Cambuci
Tradicional na cultura popular regional, rico em vitamina C e antioxidantes, o cambuci era utilizado pelos índios e também por bandeirantes e tropeiros na cachaça e xarope, doces e outros produtos. Hoje, com os festivais, o Cambuci vem reconquistando o público com suas mais variadas receitas.

Parceiros
O evento em Caraguatatuba conta com a parceria da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Sobre o PESM – Núcleo Caraguatatuba
O Núcleo Caraguatatuba do PESM integra a rede de Unidades de Conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, por meio da Fundação Florestal. Com aproximadamente 35.947 hectares, engloba os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna e Natividade da Serra, guardando mananciais que abastecem Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

O Parque estimula a educação ambiental, o ecoturismo e o lazer em sua sede através de três trilhas: Jequitibá, Poção e Tropeiros, onde o visitante pode conhecer as riquezas da fauna e flora da Mata Atlântica, e ainda desfrutar das corredeiras, cachoeiras e nascentes que deságuam em piscinas naturais.

Serviço
O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200, bairro Rio do Ouro. Para mais informações, ligue para (12) 3882-5999, ou entre em contato pelo e-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br .  Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.institutoaua.org.br/rotadocambuci/