A Estrada do Rio Pardo, construída pelo padre, liga o Planalto ao Litoral Norte, passando pelos núcleos de Caraguatatuba, São Sebastião e Padre Dória, com um cenário repleto cachoeiras, mirantes e um rico aspecto histórico, arqueológico e cultural

O Parque Estadual Serra do Mar  – Núcleo Padre Dória (PESM – NPDor) está realizando, entre os dias 12 e 15/11, a Caminhada da Fé – Caminhos do Padre Dória, uma fascinante peregrinação pela Estrada do Rio Pardo. A saída da Igreja Matriz São José de Salesópolis aconteceu às 6h do dia 12, com benção aos 25 peregrinos, café da manhã e uma caminhada até a Capela de São Lourenço.

Os peregrinos percorrerão ao todo, cerca de 90km até a chegada a São Sebastião, no Litoral Norte paulista, caminhando uma média de 30 km por dia. O percurso passa por mirantes, atrativos históricos e religiosos e cenários deslumbrantes. A caminhada se encerra no dia 15 de novembro, com a benção de chegada na Matriz de São Sebastião.

A Caminhada da Fé refaz os passos de Padre Dória, que é apontado pelos historiadores regionais como benemérito civilizador da região onde se situa o Núcleo que leva seu nome.  Sua maior obra foi a construção de uma estrada que liga São Sebastião a Salesópolis, atual Estrada do Rio Pardo, com o objetivo de contribuir para o progresso dos vilarejos de São Sebastião.

Parceiros

O evento, em sua segunda edição, é organizado pelo PESM – NPDor, com o apoio da Associação União de Moradores e Amigos do bairro dos Pintos, Petrobras e os Núcleos Caraguatatuba e São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar.

Sobre o PESM – NPDor

Este é o décimo Núcleo a compor o Parque Estadual Serra do Mar, criado em 25 de março de 2014, com áreas pertencentes aos Núcleos São Sebastião, Bertioga e Caraguatatuba. Devido à importância histórica, cultural e ambiental da região, as áreas foram desmembradas para a formação de um Núcleo no Planalto com a finalidade de facilitar a gestão e assegurar a proteção da flora, fauna, e das belezas naturais, bem como garantir sua utilização voltada para objetivos educacionais, recreativos e científicos. Possui área de 26.154,02 hectares, está localizado nas cabeceiras do Alto Tietê, Alto Paraíba e planalto da Serra do Mar, distribuído entre os municípios de Paraibuna, Salesópolis, Biritiba Mirim, São Sebastião, Caraguatatuba e Bertioga.

O nome do Núcleo é uma homenagem ao Padre Manoel de Faria Dória, fundador da cidade de Salesópolis e responsável pela construção da Estrada do Rio Pardo, que liga as regiões do Vale do Paraíba e da grande São Paulo ao Litoral Norte Paulista.

Serviço
O Núcleo Padre Dória fica na Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550, Centro, Salesópolis – SP. Para mais informações ligue (11) 4696 0981 ou email: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Saiba mais sobre este núcleo clicando aqui.