Parque Estadual Vassununga recebe evento de observação de aves no próximo sábado, 18

Interessados poderão observar cerca de 260 espécies de aves por toda a unidade, entre eles 11 que estão ameaçadas de extinção

Pela primeira vez, o Parque Estadual Vassununga (PEV), em Santa Rita do Passa Quatro, receberá o evento #vempassarinharSP, no próximo sábado, 18.  Nesta Unidade de Conservação, é possível avistar cerca de 260 espécies de aves.   Além da saída de campo para passarinhar, haverá ainda palestras sobre o tema. Os interessados devem se inscrever até o dia 17/03, por e-mail (eventos.fflorestal@gmail.com).

Alma-de-gato – foto divulgação FF

Das aves registradas no PEV, são encontradas espécies com diferentes comportamentos, tais como: as que utilizam apenas o ambiente terrestre, como inhambus, perdizes, jacus e bacuraus; as espécies de sub-bosque, como os arapaçus e espécies de dossel, como o surucuá-de- peito-azul. Os participantes ainda poderão observar espécies que utilizam o ambiente aquático, por exemplo, a biguatinga, o pé-vermelho e o pato-do- mato.

No total, 11 espécies registradas no parque são consideradas ameaçadas de extinção para o Estado de São Paulo e nove são tidas como quase ameaçadas. Destaca-se o urubu-rei, pela raridade e grau de ameaça de extinção, assim como o maracanã-nobre, azulão-verdadeiro e o gavião-belo.

Recomendamos que os visitantes venham trajados de roupas e calçados fechados e tragam repelente de insetos.