Evento homenageia o patrono que empresta seu nome ao Núcleo Padre Dória do PESM

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar celebra, no dia 26 de novembro, o Dia do Padre Manuel de Faria Dória, patrono deste Núcleo situado em Salesópolis. Em sua quarta edição, a data será marcada por uma missa em honra ao patrono do Núcleo, a ser celebrada na Igreja Matriz de Salesópolis, às 8h. A partir das 12h, acontece um almoço, seguido de manifestações culturais, exposição e venda de produtos regionais, no Casarão Senzala. Às 14h30, tem início o 1º ITV Talk: Tema – Serra do Mar em Perspectiva – desenvolvimento, regionalismo e meio ambiente.

Segundo a gestora do Núcleo, Ana Lúcia Wuo, o objetivo do Dia do Padre Dória é estimular o resgate histórico-cultural da região. “Com estas ações, estamos integrando a comunidade do entorno do parque e difundindo conhecimentos sobre a arqueologia, proteção das florestas e a sustentabilidade, além de apresentar o potencial da região da Serra do Mar e entorno com foco no desenvolvimento”, explica.

Durante o 1º ITV Talk Serra do Mar, que contará com a participação de entidades e ONGs da região, serão abordados temas como: potencialidades de empreendedorismo sustentável na Serra do Mar e o que já vem sendo realizado;  a Rota do Cambuci e a estratégia da Mata Atlântica como proposta de desenvolvimento local sustentável para a região; a Serra do Mar como potencial turístico e ecológico de integração entre o planalto e litoral.

A data, de autoria da deputada Célia Leão, foi instituída pela Lei nº 16.339/2016, que oficializou o nome do ‘Padre Manoel de Faria Dória’ como patrono do Núcleo e instituiu o Dia de Padre Dória.

Parceiros

Paroquia da Igreja Matriz de São José em Salesópolis; Casarão e Restaurante Senzala; ITV SP; Instituto Teotônio Vilela; Fundação Florestal; Instituto AUA; Instituto Educa Brasil.

Igreja Matriz de São José

Endereço: Praça Padre João Menendes, Centro – Salesópolis

Casarão Senzala

Endereço: Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura, Km 103

Para mais informações: (11) 4696-0981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h50.