Roteiro Metodológico

O Sistema Ambiental Paulista lançou no final de 2018 o Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, no qual define critérios mínimos para a caracterização do território, ressaltando os aspectos bióticos, físicos, socioeconômicos e jurídico-institucionais. Estabelece também referências para a elaboração do zoneamento, dos programas de gestão e para o monitoramento, subsidiando o desenvolvimento de diretrizes e ações que fortaleçam o planejamento participativo e compartilhado entre o Poder Público e sociedade civil.

O Roteiro Metodológico concretiza a produção de um instrumento mais objetivo, dinâmico e aplicado à efetiva gestão das UCs paulistas, tendo sido desenvolvido entre 2017 e 2018 a partir da elaboração de 11 Planos de Manejo de Unidades de Conservação de diferentes categorias, sob a gestão da Fundação Florestal e do Instituto Florestal – agrupamento denominado de ‘Projeto Piloto”.

O processo de elaboração desses 11 Planos de Manejo puderam ser acompanhados publicamente no portal www.ambiente.sp.gov.br/consulta-planosdemanejo e os documentos aprovados já podem ser consultados aqui.

O Roteiro pode ser acessado em: Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo