A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão que cedeu um ônibus para transportar os alunos até a sede da UC

O Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar promoveu no dia 11 de janeiro a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Formação de Monitores Ambientais. A cerimônia foi realizada no auditório da OAB de Cubatão.

Foram 250 interessados inscritos, dos quais 50 foram selecionados por meio de prova objetiva e entrevista. As aulas, três vezes por semana, foram ministradas de agosto a dezembro de 2018, num total de 220 aulas, com atividades práticas nos atrativos do Núcleo, conforme determinava à época a Portaria SMA nº 32/1998, atualmente revisada pela Resolução SMA 195/2018  A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão que cedeu um ônibus para transportar os alunos até o Núcleo.

Os participantes poderão, futuramente, desenvolver trabalho como monitores ambientais autônomos na Unidade. Com isso, a gestão do Núcleo Itutinga-Pilões promove a geração de renda e ganha auxílio na fiscalização, na disseminação da conscientização ambiental e na proteção e conservação da UC.

Sobre Núcleo Itutinga-Pilões

O Núcleo Itutinga-Pilões foi criado em 1977 pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco-Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar. Sua área compreende 43,8 mil hectares de extensão e abrange os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes.

Pela convergência de seu território à Grande São Paulo e à Baixada Santista, duas grandes zonas metropolitanas de extrema importância para a economia nacional, o Núcleo sofre constantes pressões, devido ao crescimento urbano-industrial dessas regiões. Por essa razão, o núcleo realiza atividades de fiscalização, proteção e programas de uso público (visitação e educação ambiental), em sua sede, localizada em Cubatão e mais duas bases de apoio: Tibiriçá e Guariúma, respectivamente instaladas nos municípios de São Bernardo do Campo e Praia Grande.

O nome do Núcleo Itutinga-Pilões é composto por uma palavra de origem tupi-guarani (I = água; TU = fazer barulho, TINA ou TINGA = branco) e grega (pylon = portal). Significa “Portal da água branca rumorejante”, uma referência ao grande número de águas que caem do alto – ou das cachoeiras – existentes na região.

PESM – Núcleo Itutinga-Pilões
Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/n – Serra Pilões-Zangalá, Cubatão
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 17h, somente mediante agendamento prévio
Aos sábados, das 9h às 12h