O serviço de 41 monitores é destinado para 19 áreas protegidas da Secretaria do Meio Ambiente

A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs), está investindo R$ 969 mil para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de monitoria oferecidos nas 19 áreas protegidas integrantes do programa “Trilhas de São Paulo”. O novo contrato mantém as atividades de 41 monitores por mais um ano.

Os monitores que atuam no “Trilhas de São Paulo” são capacitados para desenvolver atividades ligadas à educação ambiental e à recepção dos visitantes. Além de transmitir informações sobre as 40 trilhas do programa, eles são treinados para fornecer explicações sobre o ecossistema da região onde atuam, os outros atrativos oferecidos em cada unidade de conservação e garantir a segurança dos ecoturistas e a integridade do patrimônio natural.

Para assegurar que não haja alteração na qualidade dos serviços prestados, a intenção é renovar a contratação dos mesmos monitores que iniciaram a atividade em 2008, quando o programa “Trilhas de São Paulo” foi lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação Florestal.

 Trilhas de São Paulo
O Programa Trilhas de São Paulo apresenta 40 trilhas distribuídas por 19 unidades de conservação paulistas, totalizando mais de 200 quilômetros. A iniciativa busca aproximar a população de áreas protegidas e da vivência ambiental. Classificadas em níveis baixo, médio e alto, elas estão mapeadas em um caderno de bolso, similar a um passaporte, que podem ser comprados por R$ 5 nas UCs ou pela internet.

Mais detalhes sobre o programa, acesse www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br