No Big Day Brasil, realizado dia 28/10, pessoas do país inteiro se dedicam a observação do maior número de espécies de aves livres, durante 24 horas

As Unidades de Conservação (UCs) são refúgios da vida silvestre e por esta razão, consistem em alguns dos melhores lugares para a observação de aves do estado de São Paulo. Pensando nisso, a Fundação Florestal abre as portas de seus parques estaduais e áreas de proteção ambiental para o Big Day Brasil, que ocorre no próximo sábado, dia 28. Os interessados em passar o Big Day em alguma das UCs estaduais devem se inscrever antecipadamente na UC, até o dia 27, às 17h.

As listas de aves obtidas na passarinhada deverão ser lançadas no aplicativo eBird para smartphones (http://ebird.org/content/brasil/) ou na plataforma do site eBird. Essa plataforma alimenta um importante banco de dados mundial que gera indicadores para a conservação ambiental. Para mais informações sobre o evento, acesse: http://bigdaybrasil.com.br/ .

Programação especial em Salesópolis

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM – Npdor), em Salesópolis, preparou uma programação especial para o Big Day Brasil. O evento acontece das 5 às 17h, na incrível Estrada do Rio Pardo e trilhas adjacentes. Quem tiver interesse em contabilizar as aves nesta unidade de conservação, deve se inscrever até o dia 27.  Observadores de aves, profissionais, amadores e pessoas interessadas no seguimento podem participar. Recomenda-se levar equipamentos para observação como: binóculos e câmeras fotográficas, além de usar roupas camufladas, escuras, ou neutras e sapatos fechados.

Serviço

A sede administrativa do parque fica na Rua Alferes José Luiz de Carvalho, n/550 – Centro, Salesópolis

Fone: (11) 4696 0981 – atendimento das 8h às 17h40

Regras para o Big Day Brasil

– Serão válidas apenas as observações feitas durante as 24h deste dia. A data limite para o envio das listas é 28 de outubro de 2017.

– Não há limite máximo para o número de locais visitados ou a distância percorrida durante as observações do Big Day.

– Deve ser elaborada uma lista para cada local visitado. O recomendado é que se houver deslocamento de carro ou outro veículo entre dois pontos de observação, se inicie uma nova lista.

– Lembre-se que quanto maior o número de habitats diferentes, maior será o número de espécies que podem ser registradas. Você pode visitar vários locais com ambientes diferentes, ou buscar, em uma mesma área, mata, brejos e áreas abertas com plantações e pasto, por exemplo. Só devem ser registradas e contadas aves livres.

– As aves devem ser identificadas visualmente ou através de sua vocalização. Se tiver dúvidas quanto à espécie, não coloque na lista. Apenas insira na lista se conseguir tirar a dúvida posteriormente por meio de fotografia ou gravação. Recomendamos que você consulte guias de campo e listas conhecidas para a região onde está fazendo as observações, para se certificar que é esperado que a espécie registrada ocorra ali.

– Se estiver observando aves em equipe, todos os membros da equipe devem estar juntos durante os registros, ou seja os membros da equipe não podem estar a uma distância maior do que a que possibilite contato direto por voz. Não serão válidas listas elaboradas pela equipe dividida em vários pontos de uma área, ou em localidades diferentes.

– Ninhos não ocupados ou apenas com ovos não contam como registro.

– Faça suas listas diretamente no campo, através do aplicativo eBird para smartphones, ou insira posteriormente suas listas através das plataformas eBird Brasil (http://ebird.org/content/brasil/).

– Tente fazer a melhor estimativa de abundância possível: 5 sabiás, 3 tico-ticos, 10 periquitos. Grandes bandos podem ser um desafio, mas a sua melhor estimativa é muito valiosa e você pode treinar em: http://www.game.bigdaybrasil.com.br/. Lembre-se, estimativas de abundância podem se transformar em valiosas contribuições para a conservação das espécies de aves e de seus habitats.

– Inicie suas observações do Big Day o mais cedo possível, pois isso aumenta muito a chance de detecção de um número maior de espécies. Se possível inicie suas atividades ao nascer do sol ou mesmo um pouco antes, o que possibilitará o registro de aves noturnas, como corujas e bacuraus.

– Mantenha sempre boas práticas de observação, respeitando os locais de acesso restrito e o bem-estar das aves. Nunca faça alterações na vegetação em torno de ninhos para facilitar a observação. Essas alterações normalmente aumentam a chance de predação de ovos e ninhegos.

– Como boa parte dos registros de aves, principalmente em áreas de floresta, são feitos a partir da detecção de seus cantos, apelos e gritos, uma observação em silêncio resultará em resultados bem melhores.