Humanos não imunizados podem contrair a doença se adentrarem áreas de matas e forem picados por um mosquito infectado

Feriado chegando e bate aquela vontade de viajar, ficar mais próximo da natureza e recarregar as energias numa boa praia ou cachoeira. A Fundação Florestal oferece dezenas de opções de parques para visitar e curtir os dias de folga com muita aventura e os mais belos cenários do Estado de São Paulo.

Mas para quem pretende fazer um destes passeios, algumas orientações são importantes para o conforto e segurança dos visitantes, como: estar imunizado contra febre amarela com antecedência mínima de dez dias; vestir-se adequadamente para as trilhas, utilizando tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné e roupa de banho por baixo. Recomenda-se ainda, levar na mochila alguns itens básicos, como água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica.

A febre amarela silvestre, que vem circulando no Estado desde maio de 2016, tem como principais transmissores os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que se alimentam do sangue dos primatas. Humanos que não foram imunizados podem ser infectados se adentrarem áreas de matas e forem picados por um mosquito infectado. Por esta razão, visitantes de Unidades de Conservação estão sendo orientados a se imunizar com 10 dias de antecedência da visita.

Para quem já está imunizado, seguem dicas imperdíveis de passeios:

Parque Estadual Ilhabela (PEIb)

O Parque Estadual Ilhabela oferece diversas atividades, como subida a pico e mirantes de vistas panorâmicas, banho em cachoeiras e piscinas naturais e muito mais. A Trilha da Água Branca é um dos atrativos mais visitados. Com início na Guarita da Estrada-Parque Castelhanos, é indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas. São cinco poços naturais ideais para banho e uma torre de observação de aves.

A sede administrativa do PEIb fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, n°115 – Vila Centro/ Ilhabela
Telefones: (12) 3896-2585 / (12) 3896-1646
E-mail: peilhabela@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga-Pilões

Situado entre a região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, este passeio representa uma alternativa de lazer rápida e viável para quem mora na capital, levando menos de uma hora de viagem para chegar. Uma característica marcante deste núcleo é a presença dos rios Passareúva, Pilões e Cubatão, responsáveis pelo abastecimento hídrico de 80% da Baixada Santista. A Trilha do Rio Passareúva é uma excelente opção àqueles que buscam um primeiro contato com a natureza. Inclui travessia de rio e contemplação do encontro dos rios Pilões e Passareúva. Na sede do Núcleo, há também história de uma vila operária de Cubatão, criada no início do século XX.

O PESM – Núcleo Itutinga-Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº – Água Fria – Cubatão
Telefone: (13) 3361-8250
E-mail: pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Furnas de Bom Jesus (PEFBJ)

O Parque Estadual das Furnas Bom Jesus possui um relevo em forma de canyon que proporciona paisagens fascinantes. As cachoeiras apresentam acessos, geralmente de média a alta dificuldade. Ao todo, são sete cachoeiras localizadas em núcleos diferentes, com queda nas escarpas do canyon. A Cascata Grande é a maior delas, medindo uma queda em torno de 15 metros, seguida de outra, de 132 metros em queda livre.

O PEFBJ fica na Avenida Orestes Quércia, km 0,7 – Pedregulho/SP
Fone: (16) 3171-1118
E-mail: pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br