Capacitação visa fortalecer parcerias e proteger a Unidade de Conservação durante período de estiagem, em que os incêndios florestais são mais frequentes

Dando sequência à série de ações preventivas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Programa Corta-Fogo em 2018, a Estação Ecológica Ribeirão Preto (EERP) sediou, na terça-feira, 08, um Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Vegetais. A capacitação, voltada para brigadistas da Unidade de Conservação e instituições parceiras, foi ministrada pelo 1° Sub-Grupamento de Bombeiros do 9° GB.

De acordo com a gestora da EERP, Alessandra Pinezzi, “além de treinar os participantes, o evento visou o fortalecimento das parcerias e construção de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de forma efetiva e exequível. O período de estiagem se aproxima e com ele, começam a ocorrer os focos de incêndios. Para manter a segurança ambiental da Estação Ecológica, é de fundamental importância a integração com instituições parceiras nas ações de prevenção e combate a incêndios vegetais dentro da unidade.”

Participaram da capacitação: funcionários da EERP e representantes da Defesa Civil de Ribeirão Preto, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Ribeirão Preto, Guarda Civil Ambiental, Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Ribeirão Preto, Sanen Engenharia, Usina São Martinho, Usina da Pedra, Usina São Francisco, Usina Tereos, Fazenda São José, Associação dos Proprietários do Portal da Mata e Centro Hípico Guega.

Sobre a EERP

A Estação Ecológica Ribeirão Preto representa o maior fragmento florestal do município de mesmo nome, no interior paulista. Era uma antiga fazenda de café denominada Santa Tereza desapropriada amigavelmente na segunda metade do século XX e incorporada ao acervo do Serviço Florestal do Estado. Em 1984, foi transformada em Estação Ecológica, conforme Decreto nº 22.691. As atividades de Educação Ambiental são permitidas mediante agendamento prévio.

Serviço

Endereço:  Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 317 – Jardim Progresso – Ribeirão Preto – SP
Telefone: (16) 3637-1939
E-mail: ec.ribpreto@fflorestal.sp.gov.br