Criada com objetivo o de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré, Pepira e Jacaré-Guaçu, esta Unidade de Conservação possui importantes remanescentes de vegetação e espécies como tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo-guará e outros

A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga, no município de mesmo nome, completa 31 anos de criação no próximo dia 20. Com o objetivo de incentivar a participação social e  informar a população sobre os atributos ambientais desta Unidade de Conservação e a importância de preservá-la, serão realizadas uma caminhada e plantio de mudas no próximo dia 21/01. A concentração para a saída será às 8h30, na Praça da Igreja na Vila São José.

A Caminhada Ecológica terá um percurso total de 8 km (ida e volta) até a Fazendinha São Luciano. Chegando ao destino, serão plantadas mudas de árvores nativas na Nascente Modelo Municipal. Após o plantio, os participantes serão convidados para um Momento Ambiental com bate-papo e apreciação da “Exposição Bicho: Quem te viu, quem te vê!” Os participantes devem se vestir adequadamente, com calça confortável, tênis e boné, levando na mochila: água, lanche e protetor solar.

Parceiros

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Supermercado Salinas, Associação Nossa Senhora dos Navegantes e Sindicato Rural.

Sobre a APA

A APA Ibitinga foi criada com objetivo o de proteger as várzeas formadas pelos rios Jacaré, Pepira e Jacaré-Guaçu, abrangendo uma área de 64.900 ha. Nessas áreas alagadas, denominadas pela população local como ‘Pantaninho’ (várzea do Rio Jacaré-Pepira) e ‘Varjão’ (várzea do rio Jacaré-Guaçu), ocorrem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração e a fauna a ela associada, como: tamanduá-mirim, veado campeiro, lobo guará, onça parda, além de diversas espécies de aves e peixes, algumas delas ameaçadas de extinção.

Serviço

A sede administrativa da APA Ibitinga fica na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira Km 317 – Ribeirão Preto/SP. Fone: (16) 3637-1939