O evento marca a importância desta Unidade de Conservação que protege o principal reservatório hídrico da região do Alto Sorocaba

A Área de Proteção Ambiental Itupararanga completa, no mês de dezembro, seu 19º Aniversário. Para comemorar, de 1° a 10/12, uma extensa programação será realizada, nos municípios que integram Unidade de Conservação: Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Sorocaba. O evento contará com muitas atividades físicas e esportivas, além de visitas, plantios e palestras que estimulam o conhecimento em relação aos recursos hídricos e como contribuir para a sua preservação. A programação é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (15) 3224-1997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga, a APA Itupararanga protege um excelente manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O Rio Sorocabuçu, juntamente com o Rio Sorocamirim formam o Rio Sorocaba, principal afluente do Reservatório de Itupararanga.

Programação

Em Ibiúna, no dia 01/12, às 9h30, a abertura da semana de comemorações contará com uma apresentação de resultados do projeto de implantação dos biodigestores e do projeto “Nossa APA”, em parceria com a ONG SOS Itupararanga, além da entrega dos certificados do Curso de Capacitação em Legislação Ambiental. Às 13h30, acontece o 2º Seminário Regional do Meio ambiente – Itupararanga: Água, Floresta e Sociedade.

Local: Centro Cultural Esportivo de Ibiúna – Rua Júlio Gabriel Vieira, 122, Centro – Ibiúna/SP

Em São Roque, no dia 02/12, às 8h, a comemoração será feita em forma de uma divertida Pedalada Ecológica, com percurso de 20km, voltado para ciclistas iniciantes e intermediários. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Divisão de Esportes do município pelo telefone (11) 4712.3741, ou email: esporte@saoroque.sp.gov.br. O evento é totalmente gratuito. O Ponto de Partida é na Paróquia São Luiz Gonzaga, situada na Av. São Luiz, 755, Jd. Villaça.  Ainda no dia02/12, às 8h30, acontece um mutirão de limpeza e coleta de resíduos dispostos irregularmente na APA Itupararanga, com plantio de mudas de espécies nativas e visita à nascente preservada do rio.

Local: O ponto de encontro será na Rua Pedra de Águia, Bairro Sorocamirim. Para mais informações entrar em contato pelo telefone: (11) 4712.3431 – Divisão de Meio Ambiente.

Em Alumínio, no dia 03/12, às 8h, acontece a Prova de Atletismo da APA de Itupararanga. Serão 8km, às margens da Represa. As inscrições estão disponíveis no site www.aaspatletismo.com.br .  No local da largada também será realizado também plantio de árvores nativas.

Local: A largada será na Estrada Jasiel do Prado Ferreira, S/N, no Bairro Areia Branca 2 (Ponto conhecido como Santino)

Em Cotia, no dia 04/12, às 13h, um plantio de mudas será realizado com a ajuda de crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Maísa Aparecida Ribeiro. No período na noite, às 19h30, alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) recebem uma palestra sobre a APA Itupararanga para alunos do EJA.

Em Piedade, no dia 05/12, às 9h, acontecem atividades físicas (alongamento e ginástica) na quadra da E.M.E.F. “Profª Maria Helena Guazzelli”. Em seguida, caminhada partindo da EMEF até a Rua Jacob Hess, onde ocorrerá o plantio de árvores nativas às margens do Ribeirão dos Cotianos. Participação da Coordenadoria do Meio Ambiente, Secretaria de Esportes e Lazer, Diretoria de Turismo, Projeto Viva Mais (Pacientes do SUS em programas de promoção da saúde), Alunos da EMEF, Grupo Superbikes de Ciclismo.

Em Mairinque, no dia 06/12, às 9h, será realizada uma visita à Estação de Tratamento de Água, com o objetivo de conhecer as captações e as etapas de tratamento, além de distribuição de mudas e exposição de fotos da represa de Itupararanga.

Local: Rua Prof. José Pinto do Amaral, 401 – Jd. Cruzeiro (Av. Mitsuke)

Em Votorantim, no dia 07/12, acontecem diversos eventos na Sede Administrativa “Águas de Votorantim”. As 9h, tem a palestra “O Caminho da Água”. Logo após, estudantes e demais interessados, farão uma visita à Estação de Tratamento de Água Central do Município (Bairro da Chave). Também às 9h30, será feito um Plantio de mudas na área ciliar da Represa de Itupararanga, na Fazenda Araucária.

Locais: A Sede da “Águas de Votorantim” fica na Av. José Manoel da Conceição, 1593, Bairro Protestantes e a Fazenda Araucária fica na Estrada do Carafá, S/Nº (ao lado do Centro Comunitário do Carafá).

Em Sorocaba, no dia 08/12, das 8h às 16h, serão feitas visitas de grupos organizados à Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA Cerrado) e ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA).

Locais: O ETA Cerrado fica na Av. General Carneiro, 2000 e o CEA fica na Av. Dom Aguirre, junto à ponte de Pinheiros, Margem esq. rio Sorocaba.

Em Vargem Grande Paulista, no dia 10/12, às 9h30, será feita uma visita à ETA do Sistema Produtor São Lourenço e apresentação do projeto do Parque Ecológico de Vargem Grande Paulista.

Local: Estrada Mineração Ouro Branco, nº 366-484 – Retiro Paulista