http://fflorestal.sp.gov.br

31/05/17 10:19

II Encontro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas da Mata Atlântica será em Salesópolis

O encontro envolve capacitações, cadastro de novos produtores e trilha monitorada. Para o público em geral, haverá produtos à venda  e apresentações culturais

No próximo sábado, 3 de junho, das 10 às 16h, o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Padre Dória, em Salesópolis, em parceria com a Associação União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos (UMAP) realizam o “II Encontro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas da Mata Atlântica”. O evento será realizado na sede da UMAP e aberto ao público, com apresentações culturais e venda de produtos à base da fruta Cambuci, como cachaça, doces, geleias, licores e sucos, além de apresentações culturais.

Os produtores receberão capacitações relacionadas à gestão empresarial, arranjo produtivo, manipulação, higienização e embalagem da fruta cambuci. No período da tarde, os participantes farão uma visita monitorada à Trilha do Guardião. O encontro se encerra com um concurso gastronômico de quitutes elaborados a partir de outras frutas nativas da Mata Atlântica, como uvaia, juçara e araçá. Novos produtores poderão se unir ao grupo por meio do Cadastro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas.

O objetivo é fortalecer a Rota Gastronômica do Cambuci como estratégia de conservação da Mata Atlântica, incentivando a produção desta e de outras frutíferas com valor mercadológico no entorno da Unidade de Conservação, além de promover o resgate de aspectos culturais, gastronômicos, ambientais, econômicos e turísticos.

Segundo a gestora do PESM-NPDor, Ana Lúcia Wuo, eventos como este incentivam o desenvolvimento sustentável da região, por meio de ações integradas entre a Unidade de Conservação e as comunidades produtoras de frutas nativas da Mata Atlântica. “Se, hoje, a legislação e a preservação dos ecossistemas em Unidades de Conservação (UCs) garantem a proteção dos últimos remanescentes, a recuperação da floresta dependerá do uso sustentável de seus recursos e produtos florestais, permitindo que as futuras gerações usufruam destes mesmos recursos”, afirma Ana Lúcia.

Parceiros

SEBRAE de Mogi das Cruzes, Instituto AUÁ, Prefeitura de Salesópolis e Rádio Nascente 87.5 FM

Serviço

A sede da UMAP fica na Estrada Rodrigues de Campos, km 03 – Bairro dos Pintos – Salesópolis/ SP.

Para mais informações, ligue: 11 4696-0981, ou escreva para pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov