Treinamento acontecerá nas cavernas dos Núcleos Ouro Grosso e Santana do PETAR. O objetivo é aprimorar as técnicas de segurança e resgate, considerando que o parque recebe mais de 40.000 visitantes ao ano com objetivo de visitar as cavernas

De 10 a 18 de junho, o Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (PETAR) recebe a 2ª edição do Curso de Especialização em Espeleo Resgate – Modulo Gestão de Resgate e Assistência à Vitima. O objetivo da capacitação – ministrada pela Federação Francesa de Espeleologia – é treinar os monitores locais, espeleologos e agentes públicos que atuam na gestão e resgate de emergências em cavidades naturais e cavernas.

Curso de resgate visa preparar equipe para possíveis emergências em cavernas – foto Rodrigo Aguiar

O evento tem uma taxa de inscrição que é revertida para custeio das passagens e despesas dos instrutores franceses. Cada inscrito receberá um Manual de Espeleo Socorro Francês traduzido para o Português. Para os módulos de Especialização, o candidato deve ter participado do curso Básico no Brasil ou no exterior.  Para mais informações, ligar para Willamy Saboia: (61) 9 9986-1056, em horário comercial, ou escrever para: : resgate@egb.org.br.

Os participantes deverão pernoitar no Parque do dia 17 para 18/06.

Entre os temas do curso, serão abordados assuntos como: organização, técnicas e tipos de socorro; documentos úteis;  acionamento e desenvolvimento de operações; Gestão informatizada do socorro; Avaliação, imobilização e posicionamento da vítima; transmissão de informações para a superfície; Aplicação dos trabalhos em meios subterrâneos;  colocação na maca; gestão de estresse e outros.

O curso de Espeleo Socorro Francês

No Brasil, já foram realizados nove cursos de Espeleo Resgate em conjunto com o Espeleo Socorro Francês (SSF). Um aspecto que torna os cursos bastante dinâmicos é a diversidade da formação dos integrantes do curso. Participam não apenas espeleólogos, mas pesquisadores, guias turísticos locais, bombeiros e empregados de órgãos públicos ambientais e reguladores do setor.

Sobre o parque

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, é um dos mais antigos do Estado de São Paulo. Possui 35.772,5 hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. O Parque tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica e integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil.

O PETAR abrange ainda uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil, com mais de 300 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). A formação das cavernas na região ocorre a partir das águas pluviais saturadas de ácido carbônico, provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada, que penetram nas fissuras rochosas e desgastam o calcário presente no solo da região, abrindo dutos e galerias, e assim originando as cavidades naturais, as cavernas calcárias.

Serviço
Telefone: (15) 3552-1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Av. Isidoro Alpheu Santiago, 364 – Fepasa – Apiaí/SP.
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa

OBS: Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento. As Cavernas possuem normas e horários específicos para visitação. Informe-se antes de visitar