Evento acontece todos os anos, na noite de 31 de abril para 1° de maio. Este ano, as regras estão diferentes. Confira e participe!
No próximo dia 31 de abril, acontece a tradicional subida noturna ao Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande, em Atibaia. A Fundação Florestal, em conjunto com diversos órgãos públicos municipais e estaduais realizará, entre os dias 31 e 1°, o monitoramento e controle dos acessos, tanto na Estrada da Pedra Grande como na Trilha da Minha Deusa.

MONA Pedra Grande é um ícone da cidade de Atibaia

A ação conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Guarda Civil e Defesa Civil – Atibaia e Secretaria de Turismo de Atibaia. Essa medida é uma forma de dar segurança aos visitantes que todos os anos costumam pernoitar na MONA Pedra Grande para ver o nascer do sol no dia seguinte. Esse controle é feito desde 2010.

A iniciativa tem como objetivo coibir o mau uso do espaço registrado ao longo dos anos, tais como: fogueiras, corte de vegetação para acampamento, dispersão de lixo, uso de drogas entre outros.
O gestor do MONA Pedra Grande, Cesar Alves, afirma que neste ano, a operação adotará regras diferentes, para garantir uma experiência em contato com a natureza saudável e prazerosa a todos os participantes. “Pedimos aos visitantes que evitem ações que possam degradar o meio ambiente ou prejudicar a si próprio ou os demais visitantes. É preciso que todos contribuam para a conservação deste, que é um espaço especialmente protegido.”
Confira as orientações e participe!
– ACESSO À ESTRADA PEDRA GRANDE:
Fechamento da Estrada para subida de veículos: das 18h (30/04) até as 9h (01/05)
– ACESSO À TRILHA DA MINHA DEUSA – BAIRRO ARCO-ÍRIS:
Horário para subida: das 20h (30/04) até as 2h (01/05). A trilha terá sua entrada normalizada a partir das 6h (01/05)
Atenção: A Trilha da Minha Deusa é considerada de alto nível de dificuldade!

– NÃO SERÁ PERMITIDO:
• Porte de qualquer instrumento ou objeto perfurante ou considerado arma branca e objetos que possam originar fogo (facões, garrafas de vidro, velas, isqueiros, entre outros)
•Acesso de menores de idade sem acompanhamento de responsável legal
•  Consumo de bebida alcoólica
• Acampamento fora da área delimitada para essa finalidade (parte superior da Pedra Grande)
• Entrada em áreas da Pedra Grande com sinalização de acesso proibido
• Realização de fogueiras
RECOMENDAÇÕES
• Não há possibilidade de ancoragem das barracas no espaço reservado para acampamento. Traga equipamentos simples e de fácil montagem
• Por se tratar de período noturno, é necessário uso de lanternas para sua segurança. Lembre-se de trazê-las carregadas ou com baterias reservas
• Leve cantis com água e alimentos leves. Lembre-se: qualquer lixo produzido deverá ser jogado em lixeiras espalhadas pelo local ou trazido de volta. Cuidado com garrafas pet e latas, pois podem ser levadas pelo vento para a vegetação abaixo da Pedra Grande
• Utilize roupas adequadas, como calçados fechados, calças e agasalhos por causa da baixa de temperatura no período noturno na Pedra Grande