Carlos Roberto Moraes, o Duko, é morador da comunidade quilombola do Sapatú, em Eldorado, e fotografou um Uiraçu-falso dentro da unidade de consevação

Um registro inédito foi feito no começo de abril no Parque Estadual Caverna do Diabo, no Sul do Estado de São Paulo. Um monitor ambiental avistou um raro uiraçu-falso (Morphnus guianensis), no interior da Unidade de Conservação.

Uiraçu-falso – foto Thiago Conforti

Também conhecido como gavião-real-falso, o uiraçu-falso é uma ave de rapina de grande porte que é estritamente florestal e necessita de extensas áreas de vegetação primária para sobreviver. A espécie que pode ser encontrada em todo o país, principalmente na região Amazônica.

No entanto, registros na Mata Atlântica são raríssimos e um último avistamento havia sido foi feito em 2015 por um grupo de observadores de aves no Parque Estadual Intervales.

Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), o gavião Morphnus guianensis é considerado “quase ameaçado”. No  Brasil, no entanto, é considerado criticamente ameaçado nos estados de São Paulo e Santa Catarina e regionalmente extinto nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O encontro do Uiraçu-falso anteriormente no Parque Estadual de Intervales e agora no Parque Estadual Caverna do Diabo vem reforçar a importância da conservação do Contínuum Ecológico da Serra de Paranapiacaba para uma série de espécies que necessitam de grandes áreas de vida”, disse o gestor do Parque Estadual Caverna do Diabo, Ives Arnone.

A região sul do Estado abriga uma das maiores porções de floresta de São Paulo contando com várias Unidades de Conservação como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Intervales, Estação Ecológica do Xitué, Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e PE Carlos Botelho.

QUEM VIU?

A ave foi avistada pelo monitor Carlos Roberto da Silva Moraes, mais conhecido como “Duko”, morador da Comunidade Remanescente de Quilombo do Sapatú em Eldorado. Duko teve o primeiro contato com o mundo das aves após um curso em 2013 oferecido pela SOS Mata Atlântica no PETAR,em Iporanga.

Desde então o interesse pela observação de aves só cresceu e hoje ele coleciona mais de 300 registros de aves fotografadas na região de Eldorado e Iporanga. Atualmente ele e seu colega Maicon Pereira fazem as monitorias de observação de aves na região, levando os interessados nesta modalidade de turismo que só vem aumentado na região.

A região do Parque Estadual Caverna do Diabo tem recebido cada vez mais de visita de observadores de aves devido  a descoberta de outra espécie que também chamou bastante atenção ano passado, o gavião de penacho (Spizaetus ornatos). Os monitores conseguiram registrar cinco ninhos na região, um deles com filhote.

Em outubro do ano passado, o parque participou do Big Day Brasil, e a equipe de observadores de aves registrou 118 espécies, triplicando em apenas um dia a lista de espécies conhecida.

Foram avistadas a juruviara (Vireo olivaceus), pavó (Pyroderus scutatus) e araponga (Procnias nudicollis), além das mais raras, como apuim-de-costas-pretas (Touit melanonotus), saracura-lisa (Amaurolimnas concolor), cigarra-bambu (Sporophila falcirostris) e a espécie endêmica e ameaçada de extinção, tropeiro-da-serra (Lipaugus lanioides).

 SERVIÇO 

O Núcleo Parque Estadual Caverna do Diabo, fica na Rodovia SP 165, Km 111+5, bairro André Lopes, Eldorado, SP.

O Parque funciona de terça a domingo das 08:00 às 17:00h.  No local há monitores para fazer visitas à caverna e observação da aves. Para mais informações ligue (13) 3871-1242 ou mande e-mail: pe.cavernadiabo@fflorestal.sp.gov.br.