A comprovação da presença destes animais é uma agradável surpresa que atesta a qualidade ambiental da Unidade de Conservação

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar obteve dois importantes registros de fauna nos últimos dias. Um deles foi o primata muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e o outro, a ave jacutinga (Aburria jacutinga), ambos considerados “em perigo” na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Os registros foram feitos durante atividades de rotina do Núcleo. O muriqui foi flagrado durante uma expedição de estudo sobre trilhas históricas e a jacutinga, em saída de campo para apoio à pesquisa no setor Rio Pardo. O avistamento das duas espécies é muito raro e, por isso, considerado importante para a Unidade de Conservação.

Muriqui – foto Roberto de Morais

Para a gestora do Núcleo Padre Dória do PESM, Ana Lúcia Wuo, a presença da espécie significa uma grande vitória. “Este Núcleo foi criado em 2014 e já podemos perceber os resultados do programa de fiscalização e educação ambiental, que vem conscientizando a população do entorno, coibindo ações de caça e extração de palmito, com a parceria da Policia Ambiental. Avistar esses animais é um termômetro positivo da qualidade ambiental para nós.”

O Muriqui

Encontrado somente na Mata Atlântica, o muriqui, também conhecido como mono-carvoeiro é o maior primata das Américas. Os adultos sempre cuidam dos mais jovens e fazem pontes com o próprio corpo para facilitar a passagem de filhotes de uma árvore para outra. Por conta de toda essa passividade, os muriquis são chamados pelos índios de “povo manso da floresta“.

Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), a população de mono-carvoeiros sofreu uma queda de 80% nos últimos 60 anos. Eles foram dizimados pela caça e pela destruição da floresta.

A Jacutinga

Considerada uma excelente dispersora de sementes, é capaz de se alimentar de 41 espécies de frutos da Mata Atlântica, colaborando na manutenção das florestas e dos sistemas hídricos. Devido à caça e destruição de seu habitat, a espécie desapareceu da maioria dos lugares onde antes ela era comum, como nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. Atualmente, as Unidades de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar, são os últimos refúgios dessa espécie.

Serviço

O Núcleo Padre Dória fica na Estrada Rodrigues de Campos, km 02 – B dos Pintos. Para mais informações ligue (11) 4696 0981 ou email: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Saiba mais sobre este núcleo clicando aqui.