Além da cerimônia, várias atividades comemorativas foram realizadas, como rodas de conversa, picnic, trilhas, exposições, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e outros

O Parque Estadual Ilhabela celebrou 40 anos no último dia 20. A importante data foi marcada por uma cerimônia, realizada na Prefeitura Municipal e contou com a presença de centenas de convidados, além de autoridades e pessoas consideradas importantes no desenvolvimento das atividades ao longo das quatro décadas da Unidade de Conservação. Durante toda a semana, diversas atividades comemorativas aconteceram, como rodas de conversa, picnic, exposições, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e outros.

Cerimonia de aniversário do PEIb – foto Aline Rezende

Durante a cerimônia do dia 20, o PEIb recebeu o certificado de  título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA). Com esse título, o Litoral Norte de São Paulo passa a incorporar os ‘Roteiros da Biosfera’ com excelentes exemplos de ações efetivas no campo da sustentabilidade.O evento também contou com a participação do coordenador do SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, falando sobre os benefícios da Lei da Mata Atlântica, desenvolvida em Ilhabela, com a contribuição da sociedade local.

A gestora do PEIb, Joana Fava Cardoso Alves, lembrou que a vida e a beleza da Ilhabela foi esculpida ao longo de milhares de anos. “O PEIb foi criado com o intuito de perpetuar essa riqueza extraordinária. A preservação do parque é vista nas centenas de espécies de fauna, milhares de plantas, na água doce, no mar, na cultura caiçara, na paisagem. Ele está presente na vida da cidade sob várias formas: nas atividades de educação ambiental, nos fóruns e debates, nos visitantes, nas pesquisas científicas, nas fiscalizações, na vida dos moradores. São muitos os desafios, mas com diálogo, conquistaremos um futuro próspero no sentido de melhor servir a população e cada vez mais preservar o nosso patrimônio ambiental.”

Diálogo

A cerimônia marcou também o início de um novo período de trabalhos conjuntos entre o PEIb e a Prefeitura de Ilhabela. Segundo o diretor regional da Fundação Florestal, Carlos Zacchi, esta cooperação é muito importante. “Considerando que mais de 80% do território do município é uma área de preservação de proteção integral, o diálogo entre as duas instituições é fundamental e se estamos aqui hoje, no aniversário de 40 anos do parque, é sinal de que já começamos.”

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, afirmou que o diálogo e respeito ao meio ambiente são algumas das prioridades de sua gestão. “Temos o privilégio de morar em uma ilha que preserva grandes territórios de Mata Atlântica, por isso, nosso compromisso é promover o turismo ecológico, respeitando o nosso patrimônio histórico, cultural e ambiental. Estamos abertos ao diálogo e parcerias para preservar a Ilhabela.”

Refúgio da Natureza

O Parque Estadual Ilhabela foi criado em 1977, pelo Governo do Estado de São Paulo. Ao longo desses 40 anos, ele vem preservando a Mata Atlântica em sua forma insular, incluindo a fauna, flora, recursos hídricos e beleza cênica, além do patrimônio histórico-cultural do arquipélago.

Esta Unidade de Conservação de Proteção Integral abriga 12 Ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel. Neste ambiente, já foram registradas mais de 320 espécies de aves, 41 anfíbios, 51 mamíferos, 44 repteis e 14 peixes de água doce. A ilha também é ponto de parada para diversas espécies marinhas e migratórias, que vêm dos mais distantes locais do globo terrestre.

Serviço

O Centro de Visitantes funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Aos finais de semana, das 15h às 21h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão nº 115 – Centro – Ilhabela – SP. Fones: (12) 3896-2585 / 3896-1646. Acesse: www.ambiente.sp.gov.br/fundaçãoflorestal .