Título faz com que unidades virem referência em conservação da Mata Atlântica na região

Os Parques Estaduais Ilha Anchieta e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, receberam o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA), concedido pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, que também vai fornecer publicações e comunicação para pesquisa pública.

Parque Estadual Ilha Anchieta – foto Aline Rezende

A ideia é divulgar aos visitantes, parceiros e conselheiros, informações sobre a importância da conservação do Bioma Mata Atlântica, bem como fazer parte de uma rede no país que trabalha em prol da conservação da Mata Atlântica.

“Este título é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para a conservação efetiva da Unidade de Conservação e também da Mata Atlântica nesses 40 anos do Parque Estadual Ilhabela”, destacou a gestora Joana Fava Cardoso Alves.

Com o reconhecimento das sedes dos Parques Estaduais de Ilhabela e Ilha Anchieta, Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da RBMA, explica que o Litoral Norte de São Paulo passa a incorporar os ‘Roteiros da Biosfera’ com excelentes exemplos de ações efetivas no campo da sustentabilidade.

O título vale por quatro anos, com possibilidade de renovação várias vezes caso a instituição mantenha suas atividades com a mesma qualidade.

Além dos Parques Estaduais Ilha Anchieta e Ilhabela, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP também recebeu a certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O título foi anunciado durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional-RBMA, e entregue no último dia 13 de janeiro, em cerimônia realizada no espaço cultural do Projeto.