Conscientização ambiental e segurança são os focos destas atividades com

turistas que frequentam unidades do litoral paulista

O Parque Estadual Restinga de Bertioga e o Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar estão realizando neste mês a “Operação Verão”, voltada para orientar visitantes a preservar o meio. Nas duas primeiras semanas de janeiro, os parques fizeram mais de duas mil abordagens.

Praia do Itaguaré, uma das mais frequentadas de Bertioga – foto Patrícia Martins

Nessas abordagens, os agentes da operação alertam quanto o uso de fogo e churrasqueiras; aos cuidados com os animais silvestres, com a vegetação nativa, os rios e falam ainda da importância de levar embora o lixo gerado durante a visitação. A operação inclui ainda ações preventivas em áreas de risco, como acessos não autorizados à Cachoeira do Véu da Noiva.

Segundo o gestor da unidade, Filipe Sofiati, o objetivo da operação é conscientizar os visitantes. “Como resultado efetivo dos primeiros finais de semana, verificamos um

grande movimento espontâneo de limpeza das praias ao final da tarde de domingo”, afirmou.

Em outra frente, a operação contará com a montagem de tendas para distribuir material de educação ambiental nas praias de Boraceia e Itaguaré, no litoral paulista. Além disso, essa parte da operação vai oferecer exposição de animais marinhos aos banhistas e uma série de brincadeiras educativas para crianças.

Parceiros

A operação conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental, o Comando de Operações Especiais da Polícia Militar e a Guarda Municipal Ambiental, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA).

Sobre os parques

O Parque Estadual Restinga de Bertioga forma um corredor ecológico junto ao Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar, garantindo a proteção da biodiversidade, desde o ambiente marinho, até os pontos mais altos da Serra do Mar. Atualmente, os parques possuem duas trilhas oficiais: Guaratuba e a Trilha d’Água. Em ambas, é possível mergulhar em águas cristalinas e geladas. Para esses atrativos, é obrigatório o acompanhamento de monitor credenciado.

Serviço

Endereço da Sede Administrativa: Rua Gonçalo da Costa, 140, Centro – Bertioga

Telefone: (13) 3317 -2094

email: pesm.bertioga@fflorestal.sp.gov.br

Horário de funcionamento: das 8h às 17h